Dardanelos

Dardanelos é um Estreito localizado na Turquia que faz a ligação entre o Mar de Mármara e o Egeu.

Enquadramento do Estreito de Dardanelos:

O Estreito de Dardanelos localiza-se na Turquia, tal como o Bósforo faz a separação entre a parte europeia e asiática do país. Em termos orográficos tem aproximadamente 61 km de comprimento, a largura varia entre os 1,2 km no mínimo e 6 km no máximo, a profundidade média é de 55 metros atingindo um máximo de 103 m.

Dardanelos

Dardanelos

É uma das mais importantes vias marítimas actualmente, É passagem obrigatória para vir ou deslocar-se até o Mar Negro. Países como a Ucrânia, Roménia ou Bulgária dependem exclusivamente do Mar Negro para ter acesso ao mar. Nos nossos dias a grande porta de entrada do mundo em termos comerciais é o mar, os portos marítimos são o grande centro das importações e exportações.

A Rússia embora tenha acesso ao Mar Báltico, utiliza igualmente o Mar Negro como entreposto comercial. O Dardanelos assume um papel fulcral na ligação entre o Egeu e Mar de Marmara, que consequentemente liga ao Bósforo possibilitando a chegada ao Mar Negro.

A quantidade de navios que circulam diariamente no Dardanelos conjuntamente com as correntes marítimas que aglomeram-se neste estreito, vindas do Egeu e do Mar Negro, tornam esta passagem marítima das mais perigosas do mundo.

Historicamente e pela sua localização geográfica privilegiada, entre dois continentes, tornar-se-ia das regiões mais disputadas deste a antiguidade clássica. Embora tivessem existido grandes civilizações na Anatólia como os Hititas, os gregos foram os primeiros a compreender e explorar o potencial económico do Mar Negro e Anatólia, tornando o Dardanelos um pólo central para a actividade económica.

A grande civilização troiana descrita por Homero na Ilíada localizava-se na margem asiática deste estreito. O império Aqueménida utilizou o Dardanelos para atacar a Grécia. Alexandre, o Grande utilizou-o para invadir e conquistar o Império Aqueménida.

O Império Romano compreendeu a importância do Dardanelos na transacção económica com o Mediterrâneo e conquistou toda a região circundante. A desfragmentação do Império Romano do Ocidente em 476 levou o Império Romano do Oriente a transformou-se em Império Bizantino.

Após a queda do Império Bizantino em 1453 toda a região do Dardanelos fica em mãos otomanas. Até a Primeira Guerra Mundial o estreito permaneceu sempre sob a soberania otomana.

Uma das batalhas mais sangrentas da Primeira Grande Guerra deu-se neste estreito. O Império Britânico tentou invadir o Império Otomano a partir deste estreito, ficando este conflito conhecida para a História como a Batalha dos Dardanelos ou a Campanha de Galípoli. As baixas totais neste conflito ascenderam ao meio milhão de soldados e foi a única verdadeira vitória otomana no conflito.

Actualmente continua a ser das vias marítimas e comerciais mais influentes do mundo. É controlada pela República da Turquia.

1663 Visualizações 1 Total

References:

http://www.worldatlas.com/aatlas/infopage/dardanelles.htm

http://www.biomania.com.br/bio/?pg=artigo&cod=2354

1663 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.