Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de Barragem
O termo Barragem designa uma obstrução artificial de um curso de água, formando uma albufeira, que pode ter como objectivos a obtenção de água para abastecimento público, para irrigação de terrenos agrícolas, para protecção contra inundações ou para produção de electricidade. A obtenção de uma reserva de água para colmatar a sua falha durante os meses de verão é também, e cada vez mais, um objectivo que está na origem da construção das barragens.
Existem dois tipos de barragens: as barragens de betão e as barragens de aterro. As barragens de betão são geralmente de grande dimensão e constituem a melhor opção em locais onde a largura do vale é pequena em comparação com a altura. Já as barragens de aterro, construídas com rochas e terra, constituem uma boa opção em vales de grande largura.
Apesar dos seus enormes benefícios, as barragens apresentam também algumas desvantagens, das quais se destacam a destruição, através de submersão, de numerosos ecossistemas naturais e terrenos agrícolas ou até mesmo o profundo impacto na paisagem.