Cedro

Conceito de Cedro

Cedro é o nome comum atribuído as elementos pertencentes ao género Cedrus, no entanto, existem elementos pertencentes a outras famílias que também utilizam este termo como nome vernáculo. Os indivíduos que utilizam este termo como nome são gimnospérmicas, isto é, plantas que não produzem frutos e possuem uma elevada longevidade (podendo viver cerca de 1000 anos).

As árvores pertencentes a este género são oriundas das regiões do oriente e estenderam-se às regiões do mediterrâneo, podendo surgir em elevadas altitudes, visto estes indivíduos estarem bem adaptados a climas montanhosos, apesar de poderem sobreviver em clima mediterrâneo. As espécies podem formar florestas puras ou mistas com outras espécies arbóreas.

A copa destas espécies é normalmente alongada, semelhante a um cone durante a juventude, perdendo a forma à medida que vai envelhecendo. Os cedros podem atingir alturas de cerca de 40 metros, sendo que determinadas espécies podem atingir maiores alturas.

O seu tronco resinoso é liso de cor acinzentada enquanto jovem, no entanto, à medida que vai envelhecendo o tronco passa a ser mais rugoso e a sua cor torna-se mais escura. As suas folhas são constantemente verdes, visto tratarem-se de espécies perenes, estas estruturas possuem forma de agulha, semelhante às folhas do pinheiro.

Algumas espécies de cedro não toleram a sombra, apesar de poderem suportar alguma sombra parcial, no entanto, necessitam de presença do sol para realizarem um crescimento saudável. A secura não afecta estes indivíduos, apesar de procurarem locais com alguma precipitação e solos bem drenados, o que torna estas árvores exigente quanto ao solo.

As espécies do género Cedrus são monoicas, isto é, apresentam órgãos sexuais  separados mas presentes no mesmo indivíduos. Os órgãos sexuais destes indivíduos denominam-se estróbilos, possuem uma forma cónica ou cilíndrica de cor acastanhada. O seu crescimento é lento, visto que os estróbilos demoram muito tempo a surgir (em alguns casos só surgem de 2 em 2 anos). A maturação destas estruturas ocorre entre Junho e Outubro, dando-se posteriormente a libertação dos esporos.

Estes indivíduos são amplamente usados como espécies ornamentais em parques, jardins e arruamentos. A sua madeira é muito utilizada para a construção de móveis, podendo também ser utilizada( em conjunto com o seu óleo) como repelente de insectos devido ao seu cheiro característico.

As árvores de cedro possuíam uma grande importância para as civilizações antigas. A sua madeira era usada, pelos Fenícios, para a construção de embarcações, assim como para a construção de templos. A sua resina era usada na mumificação pelos egípcios. Os judeus usavam a casca destas árvores para a circuncisão, além de a queimarem como ritual que anunciava o início do novo ano.

O cedro é uma das árvores mais importantes presentes na Bíblia, sendo referida diversas vezes. Estas árvores são o símbolo nacional do Líbano, particularmente o Cedrus libani, tendo sido exploradas durante séculos.

 

Palavras-chave:

Planta monoica

Planta perene

Estróbilo

Gimnospérmica

1221 Visualizações 1 Total

References:

Trew, C.J. 1757. Cedrorum libani historia cum illo Laricis, Abietus Pinique comparatus. Nurnberg Consultado em: Outubro 31, 2015, em http://www.conifers.org/pi/Cedrus.php

Pijut, Paula M.(2000). Cedrus—The True Cedar. Journal of Arboriculture 26(4).

Cedrus libani (A. Richard). Jardim Botânico do Porto. Faculdade de Ciências Universidade do Porto. Porto, Portugal. Consultado em: Outubro 31, 2015, em http://jardimbotanico.up.pt/php/flora.php?menuabc=c&id=17

1221 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.