Trilobite (Subfilo Trilobitomorpha)

Trilobite é o nome dado a um grupo de artrópodes já extintos que abundam nos registos fósseis do início da era Paleozóica.

Trilobite é o nome genérico dado a um grupo de organismos já extintos característicos do início da era Paleozóica. As trilobites eram artrópodes (Filo Arthropoda, subfilo Trilobitomorpha) marinhos que nos deixaram um registo fóssil abundante datado dos períodos Câmbrico e Ordovícico, entre 540 a 440 milhões de anos atrás. Análises cladísticas agrupam a sua diversidade dentro dos géneros Eoredlichia e Olenoides, pertencentes à classe Trilobita. As trilobites extinguiram-se no final do Paleozóico durante o episódio de extinção massiva da transição Pérmico-Triássico, ocorrido há cerca de 250 milhões de anos atrás.

Características das Trilobites

As trilobites exibiam uma forma oval e espalmada. O corpo apresentava-se dividido em três tagmata ou segmentos corporais: a região cefálica (escudo cefálico), o tórax e o pigídio. Possuíam um exosqueleto de origem calcária. A região cefálica comportava dois pares de antenas, olhos compostos e apêndices biramificados. A região do tórax era constituída por um tronco equipado com membros pares biramificados, e desembocava no pigídio (segmento terminal). A maioria das espécies identificadas exibe um comprimento que varia entre 1 milímetro a 10 centímetros, com algumas formas a atingir os 76 centímetros.

Fósseis de idade

As trilobites são organismos que constituem aquilo que os Paleontólogos designam por bons ‘fósseis de idade’. Esta é uma categoria de fósseis caracterizada pela ocorrência de organismos característicos apenas de um dado período geológico e que, portanto, existiram durante um curto espaço de tempo. São ainda organismos que teriam tido uma distribuição abundante à escala do planeta e relativamente fáceis de fossilizar. Dado que as trilobites são animais característicos apenas dos períodos iniciais do Paleozóico, e dado que possuíam uma distribuição geográfica cosmopolita e nos deixaram inúmeros registos fósseis bem documentados (note-se que eram organismos constituídos por exosqueletos rígidos que são estruturas mais facilmente fossilizáveis do que as partes moles), constituem alguns dos mais importantes fósseis de idade que existem. Como tal, a descoberta dos seus fósseis tem sido muito importante para estudar a história da vida primitiva da Terra.

 

 

3145 Visualizações 1 Total

References:

Pegel, T. V. (2014). Biofacies and age of Cambrian trilobite associations of the Diringde reef complex (northern Siberian Platform, Russia). Bulletin of Geosciences, 89(2), 335-345.

Wright, A. J., & Cooper, R. A. (2011). Phylum arthropoda, subphylum trilobitomorpha: trilobites.

Hendricks, J. R., & Lieberman, B. S. (2008). New phylogenetic insights into the Cambrian radiation of arachnomorph arthropods. Journal Information82(3).

http://www.trilobites.info/

3145 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.