Cladogénese

Definição e caracterização de Cladogénese.

Cladogénese é o termo utilizado para designar a evolução de uma espécie em duas ou mais espécies ou linhagens. Esta formação de espécies ou linhagens conduz a relações genealógicas do tipo ancestral-descendente.

A cladística ou sistemática filogenética é utilizada para a reconstrução de dendogramas biológicos e das classificações que daí resultam. Este método baseia-se inteiramente no conceito de ancestralidade e descendência comum, tal como a abordagem que é utilizada na construção de uma genealogia. Os dendogramas produzidos pelos sistematas filogenéticos designam-se por ‘cladogramas’, e são utilizados para produzir genealogias de linhagens biológicas.

A sistemática filogenética baseia-se na presença de caracteres ancestrais e derivados. Identificam homologias, como plesiomorfias (característica primitiva modificada numa espécie descendente) e apomorfias (característica mais recente derivada de um caractere primitivo de um ancestral). Uma apomorfia que ocorre apenas numa única espécie é designada por ‘autapomorfia’, enquanto que um caractere apomórfico que é partilhado por duas ou mais espécies é designado por ‘sinapomorfia’. As sinapomorfias são caracteres derivados que são partilhados por diferentes espécies e constituem, assim, inovações biológicas em relação ao estado ancestral do caractere.

A identificação de sinapomorfias é uma das ferramentas mais poderosas que os biólogos evolucionistas têm ao seu dispor e que possibilitam o reconhecimento de relações evolutivas estreitas. Dado que as sinapomorfias são caracteres homólogos herdados a partir de um ancestral comum recente, todos os caracteres homólogos são considerados sinapomorfias num dado nível filogenético e simplesiomorfias em todos os níveis filogenéticos abaixo desse (ou seja, uma sinapomorfia que tenha ocorrido ao nível da classe, por exemplo, será uma simplesiomorfia desde o nível de ordem até ao da espécie).

Caracteres como o pêlo ou as glândulas mamárias são sinapomorfias dentro do grupo dos vertebrados que ocorrem apenas em mamíferos. Porém, dentro dos Mammalia (classe dos mamíferos) constituem simplesiomorfias. A presença de membros articulados, por exemplo, é uma sinapomorfia do grupo Arthropoda, mas entre as espécies de artrópodes é uma simplesiomorfia.

Os taxa que partilham caracteres homólogos entre si são os únicos que constituem grupos monofiléticos, e os únicos agrupamentos que formam verdadeiros clados permitindo, assim, a reconstrução de filogenias com base em relações de ancestralidade e descendência.

1915 Visualizações 1 Total

References:

  • Mark Jobling, Edward Hollox, Matthew Hurles, Toomas Kivisild, Chris Tyler-Smith. (2013) . Human Evolutionary Genetics. Garland Science.
1915 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.