Recetores de tirosina cinase

Os recetores de tirosina cinase (RTK) são componentes essenciais das vias de transdução de sinal que medeiam a comunicação entre células. Estes recetores celulares localizados na membrana plasmática captam o sinal externo através da ligação ao seu respetivo ligando polipeptídico, nomeadamente fatores de crescimento.  Estes recetores estão implicados em processos fundamentais como o crescimento e a diferenciação celular, o metabolismo e a motilidade.

 

Estrutura dos recetores de tirosina cinase

Os diversos recetores de tirosina cinase apresentam uma estrutura molecular semelhante, que se pode dividir em três partes:

  1. o domínio extracelular com uma região de ligação ao ligando (isto é, a molécula sinalizadora extracelular como um fator de crescimento);
  2. uma única hélice transmembranar;
  3. e uma região citoplasmática que contém o domínio da proteína tirosina-quinase (TK), a porção C-terminal.

 

Ativação dos recetores de tirosina cinase

Os recetores de tirosina cinase são ativados através da formação de um dímero que induzida pela ligação da molécula sinalizadora extracelular – o ligando (ver Figura 1). A dimerização justapõe os domínios citoplasmáticos de tirosina cinase. A justaposição destes domínios facilita a autofosforilação dos resíduos de tirosina. Esta fofosforilação induz uma mudança conformacional no recetor que estabiliza o estado ativo da cinase.

Figura 1 – Esquema ilustrando a ativação do recetor tirosina-cinase: a ligação à molécula sinalizadora extracelular vai induzir a aproximação de duas subunidades do recetor, formando um dímero. De seguida, certos resíduos de tirosina são autofosforilados e induz uma alteração configuracional estabilizadora.

Figura 1 – Esquema ilustrando a ativação do recetor tirosina-cinase: a ligação à molécula sinalizadora extracelular vai induzir a aproximação de duas subunidades do recetor, formando um dímero. De seguida, certos resíduos de tirosina são autofosforilados e induz uma alteração configuracional estabilizadora.

 

Os resíduos de fosfotirosina resultantes servem como local de recrutamento de proteínas sinalizadoras do citoplasma. São as proteínas com domínios de homologia-2 Src (SH2) ou de ligação à fosfotirosina (PTB) que são capazes de reconhecer os resíduos de fosfotirosina no recetor.

 

O esquema seguinte resume os passos para ativação dos recetores de tirosina cinase.

 

Ativação dos recetores tirosina cinase:

(1)     Recetor tirosina cinase inativo

(com dois monómeros do recetor separados na membrana plasmática)

(2)     Ligação da molécula sinalizadora ao recetor

(3)     Dimerização

 (duas subunidades do recetor se aproximam)

(4)     Autofosforilação

 (resíduos específicos do aminoácido tirosina são fosforilados

(5)     Ligação (e ativação) de proteínas citoplasmáticas com o domínio SH2 ou PTB aos resíduos de fosfotirosina (P-Tyr)

 

Exemplos de recetores de tirosina cinase:

A família dos recetores de tirosina cinase inclui, entre outros:

  1. o recetor do fator de crescimento epidérmico (EGFR);
  2. os recetores do fator de crescimento derivados de plaquetas;
  3. os recetores do fator de crescimento de fibroblastos (FGFRs);
  4. os recetores de fator de crescimento endotelial vascula;
  5. o recetor do fator de crescimento de hepatócito (HGF) ou Met;
  6. o receptor Eph (erythropoietin-producing human hepatocellular);
  7. o recetor de insulina.
3305 Visualizações 1 Total

References:

  • Cooper, G. M., & Hausman, R. E. (2013).The cell: a molecular approach (6th ed.). Washington: ASM ; Sunderland.
  • Hubbard, S.R. & Till, J.H. (2000).Protein Tyrosine Kinase Structure and Function. Rev. Biochem., 69: 373–398.
  • Hubbard, R. & Miller, W.T. (2007). Receptor tyrosine kinases: mechanisms of activation and signaling. Curr Opin Cell Biol., 19(2): 117–123.
  • Lemmon M.A. & Schlessinger J. (2010). Cell signaling by receptor-tyrosine kinases. Cell, 141(7): 1117–1134.
3305 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.