Proteossoma

Conceito de Proteossoma

O termo Proteossoma refere-se a um complexo proteico presente no citosol da célula que possui atividade proteolíca. É neste complexo onde são degradas as proteínas.

 

Célula e Proteossoma

Durante o seu ciclo de vida, a célula necessita de expressar inúmeras proteínas, uma vez que são estas as responsáveis pelos seus mais variados mecanismos e funções. As proteínas são sintetizadas quando são necessárias, no entanto, algumas são produzidas com erros na sequência ou estrutura tridimensional e a sua função não é a correta. Nestes casos, a célula possui um mecanismo específico para eliminar estas proteínas: marca-as com ubiquitina e destrói-as no proteossoma.

No entanto, não são apenas as proteínas anormais que têm que ser destruídas da célula. Cada proteína tem um tempo de semi-vida caraterístico que influencia a duração da sua função. Vejamos o seguinte exemplo: a célula precisa de uma determinada proteína para impedir a passagem de uma fase do ciclo celular para outro (no caso de existir DNA mal duplicado ou replicado) e, através de sinais internos, sintetiza essa proteína; quando o DNA está corretamente duplicado ou replicado, a célula já pode avançar no ciclo celular; logo, a proteína que impede o avanço do ciclo tem que ser destruída. Esta proteína terá um tempo de semi-vida curto e precisa ser eliminada rapidamente para que a célula se possa dividir e dar origem à descendência. Nestas situações, a destruição da proteína também é realizada com recuso ao proteossoma.

 

Caraterísticas do Proteossoma

O proteossoma é um complexo proteico com uma morfologia tipo tubo. É composto por duas subunidades 19S, nas extremidades, e por uma subunidade 20S localizada entre as duas subunidades 19S (figura 1). Estas últimas funcionam como um portão que apenas permite a entrada de proteínas marcadas com ubiquitina e são compostas por proteínas que hidrolisam ATP, desenrolando as proteínas à medida que atravessam o complexo. Já a subunidade 20S é composta, entre outras proteínas, por proteases cujo sítio ativo está voltado para o interior do tubo. É através da ação das proteases que as proteínas são clivadas em pequenos péptidos.

 

Figura 1 - Imagem demonstrativa da estrutura tridimensional do proteossoma. É possível observar as subunidades 19S nas extremidades, com composição igual (a azul, verde e castanho), e a subunidade 20S numa posição central (a vermelho).

Figura 1 – Imagem demonstrativa da estrutura tridimensional do proteossoma. É possível observar as subunidades 19S nas extremidades, com composição igual (a azul, verde e castanho), e a subunidade 20S numa posição central (a vermelho).

 

São conhecidas doenças relacionadas com a acumulação de proteínas com conformação tridimensional incorreta. Denotando a importância deste mecanismo de destruição de proteínas, os proteossomas estão presentes em grandes quantidades no citosol da célula.

1852 Visualizações 1 Total

References:

Alberts B., Johnson A., Lewis J., Raff M., Keith R., Walter P. (2007). Molecular Biology of the Cell (5th edition). Garland Science, New York.

Berg J.M., Tymoczko J.L., Stryer L. (2002). Biochemistry (5th edition). W. H. Freeman, New York.

Cooper G.M. (2000). The Cell: A Molecular Approach (2th edition). Sinauer Associates, Sunderland (MA).

Lodish H., Berk A., Zipursky S.L., Matsudaira P., Baltimore D., Darnell J. (2000). Molecular Cell Biology (4th edition). W. H. Freeman, New York.

1852 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.