Péptido

Conceito de Péptido: Os péptidos são um dos grupos de prótidos, formados por duas ou mais moléculas de aminoácidos. Para isso as moléculas de…

Conceito de Péptidos

Os péptidos  são um dos grupos de prótidos, formados por duas ou mais moléculas de aminoácidos. Para isso as moléculas de aminoácidos reagem entre si, estabelecendo-se entre elas uma ligação química covalente, designada por ligação peptídica. A ligação peptídica estabelece-se entre o grupo carboxilo de um aminoácido e o grupo amina de outro aminoácido. Às duas moléculas assim ligadas é dada a designação de dipéptido. Dado que este possui ainda um grupo carboxilo susceptível de participar em ligações peptídicas, é possível que outros aminoácidos se liguem sequencialmente ao dipéptido, formando cadeias que podem ultrapassar a centena de aminoácidos. As estas cadeias é dada a designação de polipéptidos.

Apesar de serem apenas cerca de vinte os aminoácidos que entram na formação dos polipéptidos existentes nos organismos, a inúmeras combinações possíveis tornam o número de polipéptidos existentes extremamente grande.

627 Visualizações 1 Total
627 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.