Peixe-palhaço

Os peixes-palhaço são animais marinhos que habitam águas tropicais, principalmente em zonas de recifes de coral. Encontram-se distribuídos pelos oceanos Índico e Pacífico. São peixes ósseos que se alimentam de plâncton e algas. Existem diversas espécies de peixe-palhaço, que podem apresentar tamanhos, colorações e padrões de listas diferentes.

No início de vida, todos os peixes-palhaço são machos, vindo alguns a transformar-se posteriormente em fêmeas.

Os peixes-palhaço e as anémonas

Os peixes-palhaço vivem geralmente em zonas povoadas por anémonas, já que se abrigam por entre os tentáculos destas. Estes tentáculos são urticantes e, por isso, nocivos para outros animais. O peixe-palhaço, por sua vez, é imune à ação dos tentáculos das anémonas, graças a um muco que cobre o seu corpo. Assim, o peixe-palhaço encontra proteção nas anémonas, já que os seus possíveis predadores não se aproximam delas ou, caso se aproximem, podem sofrer a ação dos seus tentáculos. As anémonas, aparentemente, não saem diretamente beneficiadas nem prejudicadas desta associação. No entanto, pensa-se que elas acabam por aproveitar restos de alimento dos peixes-palhaço.

Reprodução

Chegada a época de reprodução, macho e fêmea escolhem e limpam o local onde serão depositados os ovos – geralmente uma superfície rochosa próxima de uma anémona. Após a postura, os ovos beneficiam da proteção da anémona e são também cuidados por ambos os progenitores, que os vigiam até à eclosão.

Referências bibliográficas

– LEANDRO, P.; GIL, F.; INÁCIO, A. (2009). Guia – Aquário Vasco da Gama. Oeiras: Aquário Vasco da Gama.

– Peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris).Disponível em http://www.oceanario.pt/cms/185/. Acedido: 27/06/2015

– Peixe-palhaço-de-sela-vermelha (Amphiprion ephippium). Disponível em http://www.oceanario.pt/cms/186/. Acedido: 27/06/2015

1519 Visualizações 1 Total
1519 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.