Peixe-dragão

Também conhecido por outros nomes comuns (como Peixe-escorpião, Peixe-leão ou Peixe-dragão-leão), este é um peixe ósseo que habita zonas de água salgada, em regiões tropicais. Ocorre geralmente em zonas de recifes de coral dos oceanos Índico e Pacífico. Os peixes-dragão têm um aspeto muito característico, graças aos seus espinhos e às riscas que possuem ao longo do corpo. Podem apresentar diferentes colorações. Uma das espécies mais conhecidas tem como nome científico Pterois volitans (Lineu, 1758) e apresenta uma coloração amarelada com riscas castanhas.

Alimentação

Os peixes-dragão são carnívoros, caçando geralmente durante a noite. Alimentam-se de outros peixes e crustáceos. Uma das estratégias que estes peixes utilizam para capturar as suas presas é encurralá-las em concavidades nas rochas ou corais.

Defesa

Os peixes-dragão segregam um for te veneno que utilizam para se defenderem de outros animais, ao sentirem-se ameaçados. Nas barbatanas dorsais, peitorais e ventrais existem espinhos longos e rígidos que estes peixes usam para picar e lançar o veneno noutros animais que os ataquem. O veneno é produzido em glândulas existentes na base desses espinhos. Este veneno pode provocar ferimentos dolorosos ou, em casos extremos, pode ser fatal, inclusivamente para o ser humano.

Referências bibliográficas

As Estrelas da Exposição Zombie Fish – Terror no Aquário: O Peixe-Dragão. Disponível: http://sealifeportugal.blogs.sapo.pt/tag/peixe-drag%C3%A3o. Acedido: 20/07/2015.

– LEANDRO, P.; GIL, F.; INÁCIO, A. (2009). Guia – Aquário Vasco da Gama. Oeiras: Aquário Vasco da Gama.

Peixe-dragão-leão (Pterois Volitans). Disponível: http://www.oceanario.pt/cms/187/. Acedido: 15/06/2015.

 

3480 Visualizações 1 Total
3480 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.