Ontogenia

Definição /conceito de ontogenia – A ontogenia ou ontogénese é o processo que corresponde ao desenvolvimento fisiológico e anatómico de um indivíduo (…)

A ontogenia ou ontogénese é o processo que corresponde ao desenvolvimento fisiológico e anatómico de um indivíduo, desde a fecundação, ao início da sua formação embrionária, às diferentes etapas do seu desenvolvimento, até ao estado em que atinge a maturação completa.

Um ser vivo sofre diversas modificações que são características do grupo taxonómico a que pertence e que se sucedem por etapas, à medida que o organismo se desenvolve. O embrião humano, por exemplo, apresenta nos estágios mais precoces do desenvolvimento embrionário, arcos branquiais e cauda embrionária, sendo nesta fase, semelhante a um peixe.

Os cientistas que efectuaram os primeiros estudos de embriologia assumiram que cada fase do desenvolvimento embrionário reflectia uma etapa da história evolutiva ou filogenia de uma espécie. Esta teoria designou-se por ‘Teoria da recapitulação’ ou ‘Lei biogenética’. Actualmente, os investigadores sabem que esta teoria não está correcta. Organismos pertencentes a diferentes grupos apresentam fases iniciais do desenvolvimento embrionário que são idênticas, porém, cada qual acrescentou fases de desenvolvimento de acordo com a sua própria evolução.

3325 Visualizações 1 Total

References:

  • Kardong, Kenneth. (2006). Vertebrates – Comparative Anatomy, Function, Evolution. 4th Edition. McGraw-Hill.
  • Brusca, Richard C.  and Brusca, Gary J. (2002). Invertebrates. Sinauer Associates, 2ª Edição.
3325 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.