A ontogenia ou ontogénese é o processo que corresponde ao desenvolvimento fisiológico e anatómico de um indivíduo, desde a fecundação, ao início da sua formação embrionária, às diferentes etapas do seu desenvolvimento, até ao estado em que atinge a maturação completa.
Um ser vivo sofre diversas modificações que são características do grupo taxonómico a que pertence e que se sucedem por etapas, à medida que o organismo se desenvolve. O embrião humano, por exemplo, apresenta nos estágios mais precoces do desenvolvimento embrionário, arcos branquiais e cauda embrionária, sendo nesta fase, semelhante a um peixe.
Os cientistas que efectuaram os primeiros estudos de embriologia assumiram que cada fase do desenvolvimento embrionário reflectia uma etapa da história evolutiva ou filogenia de uma espécie. Esta teoria designou-se por ‘Teoria da recapitulação’ ou ‘Lei biogenética’. Actualmente, os investigadores sabem que esta teoria não está correcta. Organismos pertencentes a diferentes grupos apresentam fases iniciais do desenvolvimento embrionário que são idênticas, porém, cada qual acrescentou fases de desenvolvimento de acordo com a sua própria evolução.
References:
- Kardong, Kenneth. (2006). Vertebrates – Comparative Anatomy, Function, Evolution. 4th Edition. McGraw-Hill.
- Brusca, Richard C. and Brusca, Gary J. (2002). Invertebrates. Sinauer Associates, 2ª Edição.