Glândulas Suprarrenais

Conceito de Glândulas Suprarrenais

As glândulas suprarrenais (ou glândulas adrenais) são achatadas, cobertas por uma camada de tecido conjuntivo denso, apresentam uma forma de meia-lua e estão localizadas no topo de cada rim. São fortemente irrigadas por vasos sanguíneos, o que facilita a secreção das hormonas que produzem. Apresentam-se divididas em duas camadas concêntricas: a camada cortical ou córtex da suprarrenal (representa 80 a 90% do volume da glândula) e a camada medular ou medula da suprarrenal. Apesar de serem constituintes do mesmo órgão, as duas camadas possuem origem embrionária, estrutura e função diferentes. A camada cortical pode ser dividida em três zonas concêntricas, a zona glomerulosa, a zona fasciculada e a zona reticulada, e produz três tipos principais de hormonas esteroides: a aldosterona, o cortisol e androgénios.

Zona glomerulosa da camada cortical

É a camada adjacente à cápsula de tecido conjuntivo e é constituída por células piramidais. Produz mineralocorticoides, dos quais se destacam a aldosterona, que intervém na manutenção dos eletrólitos, de água e da pressão arterial do organismo, principalmente nos túbulos contorcidos distais dos rins, onde promove a reabsorção de sódio e água e a produção de potássio.

Zona fasciculada da camada cortical

Camada seguinte à zona glomerulosa, apresenta células poliédricas com elevado grau de vacuolização. Nesta zona ocorre a produção de glicocorticoides, como o cortisol, a cortisona e a corticosterona (em alguns animais). O cortisol e a corticosterona afetam o metabolismo de hidratos de carbono, lípidos e proteínas e promovem a síntese de glicose (gliconeogénese) e de glicogénio (glicogénese), reações envolvidas na resposta ao stress. O cortisol interfere também com o sistema anti-inflamatório, o sistema imunitário e a manutenção do tónus vascular.

Zona reticulada da camada cortical

Representa a zona mais interna da camada cortical, imediatamente antes da camada medular. É composta por células de menor dimensão, comparativamente às zonas anteriores, e de forma irregular. Acredita-se que seja frequente a morte celular nesta zona, devido à presença de núcleos picnóticos e da forma irregular das células. Segrega grandes quantidades de androgénios, principalmente a dehidroepiandrosterona, que exercem as suas funções depois de convertidos noutras formas mais ativas, tendo um papel importante durante a vida fetal, na qual são utilizados como substratos para a produção de estrogénios pela placenta.

A produção de esteroides pela camada cortical é regulada pelo eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal. O hipotálamo produz a hormona libertadora de corticotropina, que estimula a hipófise anterior a sintetizar a pro-opiomelanocortina, que dará origem à hormona adrenocorticotrópica (ACTH). Esta estimula a conversão de ester colesteril em colesterol, levando ao aumento do colesterol intracelular e, consequentemente, das hormonas esteroides, particularmente o cortisol, que irá exercer um feedback negativo sobre a ACTH.

Camada medular da suprarrenal

É constituída por células poliédricas que formam cordões e é responsável pela produção de catecolaminas como a adrenalina (ou epinefrina) e a noradrenalina (ou norepinefrina), que atuam em resposta a uma situação de stress, aumentando o ritmo cardíaco, elevando o débito cardíaco e incrementando os níveis de glicose no sangue. Estão sob controlo do sistema nervoso simpático e ao contrário das células da camada cortical, as células da medula apresentam características de armazenamento para as catecolaminas e outros elementos

As glândulas suprarrenais são essenciais à vida humana, devido ao papel importante do cortisol em manter o tónus dos capilares e da pressão sanguínea.

Referências Bibliográficas

Seifter, J., Ratner, A., & Sloane, D. (2005). The Adrenal Gland. In B. Sun (Ed.), Concepts in Medical Physiology (pp. 539-552). United States of America: Lippincott Williams & Wilkins.

Junqueira, L. C., & Carneiro, J. (2008). Glândulas Endócrinas. Histologia Básica: texto|atlas (11ª ed., pp. 389-413). Rio de Janeiro, Brasil: Guanabara Koogan.

1766 Visualizações 1 Total
1766 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.