Hormonas Esteróides

Apresentação do conceito de Hormonas Esteróides – As hormonas esteróides são um grupo de hormonas derivadas do colesterol, segregadas pelas glândulas (…)

Conceito de Hormonas Esteróides

As hormonas esteróides são um grupo de hormonas derivadas do colesterol, segregadas pelas glândulas adrenais e gónadas. Estas são transportadas através da corrente sanguínea para as células de vários órgãos alvo onde realizam a regulação de uma ampla gama de funções fisiológicas. Estas hormonas são classificadas de acordo com os órgãos que as sintetizam: os esteróides adrenais são assim designados uma vez que são segregados pelo córtex adrenal e os esteróides sexuais são produzidos pelos ovários e testículos. Nos mamíferos, de acordo com o tipo de recetor a que se ligam, podem ser agrupadas em cinco grupos: glucocorticóides, mineralocorticóides, androgénios, estrogénios e progestagénios.

O córtex adrenal produz glucocorticóides e os mineralocorticóides. Os glucocorticóides, como o cortisol, influenciam muitos processos metabólicos, incluindo a formação de glucose a partir de aminoácidos e ácidos gordos e a deposição de glicogénio no fígado. Os glucocorticóides ajudam também a manter uma pressão sanguínea normal e as suas ações anti-inflamatórias e imunossupressoras são úteis no tratamento de artrite reumatóide e na prevenção da rejeição de órgãos transplantados. Os mineralocorticóides, tais como aldosterona, auxiliam na manutenção do equilíbrio entre água e sais no organismo.

Os androgénios são as hormonas sexuais masculinas. O principal androgénio, a testosterona, é produzida principalmente pelos testículos e em menores quantidades pelo córtex adrenal e ovários (nas mulheres). Os androgénios são os principais responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção da função reprodutiva, bem como pela estimulação das características sexuais secundárias do sexo masculino. Estes também têm função anabólica, ou seja, atuam no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e o ósseo. Para aumentar a atividade anabólica dos androgénios sem aumentar a sua capacidade masculinizante, foram desenvolvidos esteróides anabolizantes. Estas hormonas sintéticas têm sido utilizadas por vezes de forma indevida por indivíduos que desejam aumentar a sua massa muscular, como por exemplo os atletas de alta competição, que pretendem ganhar alguma vantagem competitiva. A sobredosagem destes compostos tem sido associada a graves efeitos secundários, incluindo a infertilidade e a doença cardíaca coronária.

No que diz respeito ao estrogénio, este é um dos dois tipos de hormonas sexuais femininas. São segregadas principalmente pelos ovários e em pequenas quantidades pelas glândulas supra-renais e testículos (nos homens), sendo o estradiol o mais potente dos estrogénios. Funcionando de maneira idêntica aos androgénios, os estrogénios promovem o desenvolvimento das características sexuais femininas primárias e secundárias. Estimulam também o crescimento linear e o amadurecimento esquelético. A produção ovariana dos estrogénios decresce durante a menopausa.

Os progestagénios, o mais importante é a progesterona, são outro tipo de hormona sexual feminina. Os estrogénios em conjunto com a progesterona são segregados ciclicamente durante a menstruação. Durante o ciclo menstrual, o folículo rompido (o corpo lúteo) do ovário produz progesterona, o que torna o revestimento uterino recetivo para a implantação de um óvulo fertilizado. Caso isso ocorra, a placenta torna-se a principal fonte de progesterona, sem a qual a gravidez não iria terminar. Conforme avança a gravidez, a produção placentária aumenta a progesterona, e estas altas doses eliminam a ovulação, evitando assim uma segunda concepção. A qualidade de anticoncepcionais á base de progesterona, levou ao desenvolvimento de progesterona e estrogénios estruturalmente modificados, os contracetivos orais conhecidos como pílulas anticoncepcionais, usadas pelas mulheres para evitar gravidezes indesejadas.

2670 Visualizações 1 Total
2670 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.