Glândulas endócrinas

Apresentação do conceito de Glândulas endócrinas: Estrutura, classificação e tipo de secreção.

Conceito de Glândulas endócrinas

 

As Glândulas endócrinas são glândulas desprovidas de canal excretor que produzem secreções chamadas hormonas que são lançadas na circulação sanguínea, atuando especificamente nas células-alvo.

De uma forma geral, as glândulas desenvolvem-se pela proliferação e invasão de células do epitélio de revestimento no interior do tecido conjuntivo subjacente, sofrendo por fim uma diferenciação. Ao contrário do que acontece nas glândulas exócrinas, nas glândulas endócrinas, a ligação com o epitélio foi obliterada durante o desenvolvimento pelo que não possuem canais excretores.

Os seus produtos de secreção são frequentemente armazenados e libertados, após um estímulo elétrico ou químico, diretamente na corrente sanguínea ou no sistema linfático, quando estes são necessários.

O conjunto de todas as glândulas endócrinas forma o chamado sistema endócrino, um dos principais sistemas de comunicação do organismo (sendo o outro o sistema nervoso).

Algumas glândulas endócrinas, tais como a hipófise, a epífise (ou glândula pineal), a tiroide e as glândulas paratiroides e suprarrenais, são órgãos diferenciados. Outras observam-se sob a forma de aglomerados celulares associados a glândulas exócrinas, como os ilhéus (ou ilhotas) de Langerhans no pâncreas, ou em órgãos complexos como nos rins, no fígado, no cérebro, nas gónadas masculinas (testículos) e nas gónadas femininas (ovários), na placenta ou ainda no trato gastrointestinal.

Classificação das glândulas endócrinas

De acordo com o arranjo das suas células secretoras, podem ser identificados dois tipos de glândulas endócrinas:

– O tipo cordonal: Este tipo de arranjo celular é o mais comum. Nele, as células secretoras formam cordões anastomosados separados por capilares sanguíneos. As hormonas secretadas são armazenadas no interior das células e libertadas após um estímulo químico ou elétrico. Exemplos de glândulas endócrinas do tipo cordonal são as glândulas suprarrenais, as paratiroides, os ilhéus de Langerhans no pâncreas e a hipófise anterior (ou adeno-hipófise);

– O tipo folicular: Neste tipo, as células secretoras são pequenas vesículas, chamadas células foliculares (ou folículos), organizadas em volta de uma cavidade na qual as hormonas secretadas são armazenadas. Após a receção de um estímulo químico ou elétrico, os folículos reabsorvem as hormonas para serem libertadas no tecido conjuntivo de modo a entrar na corrente sanguínea. A tiroide é um exemplo de glândula endócrina do tipo folicular.

Hormonas

As células das glândulas endócrinas secretam substâncias, chamadas hormonas, que funcionam como mensageiros químicos. As hormonas do sistema endócrino incluem péptidos e proteínas, glicoproteínas, aminas e esteroides.

Seguem-me exemplos de hormonas produzidas por algumas das glândulas do sistema endócrino, assim como a principal função de cada uma delas.

Glândula endócrina Hormona Atua no(a)
Glândulas suprarrenais Cortisol Resposta ao estresse
Aldosterona Regulação do equilíbrio eletrolítico nos rins
Adrenalina Sistema cardiovascular
Noradrenalina
Células G (Estômago e Duodeno) Gastrina Secreção de ácido clorídrico (componente do suco gástrico)
Células foliculares (Ovário) Estrogénio Sistema reprodutor
Corpo lúteo (Ovário) Progesterona
Células de Leydig (Testículo) Testosterona
Hipotálamo (cérebro) Dopamina Secreção da prolactina (inibe-a )
Rim Renina Regulação da pressão arterial
Eritropoietina Eritropoiese
Ilhéus de Langerhans (Pâncreas) Insulina Regulação dos níveis de glucose
Glucagon
Glândulas paratiroides Hormona da paratiroide (PTH ou Paratormona) Regulação dos níveis de cálcio e fósforo
Glândulas pituitárias (ou Hipófise) Hormona do crescimento (GH) Estimulação do crescimento e reprodução celular
Hormona folículo-estimulante (FSH) Sistema reprodutor
Hormona luteinizante (LH)
Oxitocina Contrações uterinas e produção de leite
Vasopressina Vasoconstrição
Tiroide Tiroxina (T4) Regulação do metabolismo
Triiodotironina (T3)

Glândulas mistas

Tal como referido anteriormente, é possível encontrar células endócrinas e células exócrinas na mesma glândula. Nestas glândulas mistas, os produtos de secreção são conduzidos através de ductos na porção exócrinas e passam diretamente para a corrente sanguínea na porção endócrina. Exemplos de glândulas mistas são o pâncreas, as gónadas masculinas (testículos) e as gónadas femininas (ovários).

3892 Visualizações 1 Total

References:

  • Applegate, E. (2012). Anatomia e Fisiologia. 1st ed. London: Elsevier Health Sciences Brazil, pp.193-210.
  • Gartner, L., Hiatt, J., Nascimento, A., Costa, A., Souza, B., Barroso, C., Santos, C., Barroso, D., Pereira, D., Bezerra, F., Mendonça, L., Porto, L., Valença, S., Amadeu, T. and Narciso, M. (2007). Tratado de histologia em cores. 1st ed. Rio de Janeiro: Elsevier, pp.309-331.
  • Vander, A., Sherman, J. and Luciano, D. (2001). Human physiology. 9th ed. Boston: McGraw-Hill, pp.331-345
3892 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.