Hormona

Conceito de Hormona

As hormonas são produzidas por células especializadas, as células endócrinas, e atuam como sinais químicos no organismo. Normalmente, várias células endócrinas organizam-se formando uma glândula, contudo existem exceções como as células endócrinas presentes no sistema digestivo. As células endócrinas são muito vascularizadas, facilitando o transporte das hormonas por todo o organismo.

As células endócrinas que produzem hormonas cujo alvo são células vizinhas ou estão a uma distância bastante curta, exercem um controlo denominado parácrino. No entanto, a maioria das hormonas desempenha o seu papel em locais muito distantes em relação a onde são produzidas. Existem também hormonas que são produzidas por células endócrinas e que exercem a sua ação nas próprias células que as sintetizam ou em células do mesmo tipo, designando-se por um controlo hormonal autócrino.

As hormonas apenas atuam nos órgãos ou tecidos que possuem recetores específicos que reconhecem determinada hormona e só reagem na sua presença. A existência destes recetores permite a circulação das hormonas pelo organismo sem afetarem todos os órgãos e também permitem uma resposta mesmo em concentrações hormonais baixas.

Referências Bibliográficas

Junqueira, L. C., & Carneiro, J. (2008). Glândulas Endócrinas. Histologia Básica: texto|atlas (11ª ed., pp. 389-413). Rio de Janeiro, Brasil: Guanabara Koogan.

2199 Visualizações 1 Total
2199 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.