Fase vegetativa

Conceito de fase vegetativa

Fase vegetativa corresponde a uma das fases de desenvolvimento das plantas. Esta fase é referente à fase de crescimento da planta, até que esta atinge o estado reprodutivo, corresponde assim à fase juvenil.

A fase vegetativa é considerada como tendo inicio com a germinação das sementes e chega à sua conclusão quando a planta produz a flor (inflorescência). A partir do surgimento da flor inicia-se uma nova fase a fase reprodutiva com a produção das sementes.

Durante esta fase ocorre o desenvolvimento da planta, como por exemplo, o crescimento dos tecidos meristemáticos (meristemas). Nesta fase ocorre o desenvolvimento da semente (acompanhado pela necessária expansão celular), que tem início com a absorção de água e culmina com o aparecimento das primeiras raízes.

O desenvolvimento e o crescimento da planta estão relacionados com a realização de mitoses pelas células desta estrutura. Este tipo de divisão permite o aumento do número de células sem que ocorra alteração da sua informação genética. O processo ocorre nas zonas meristemáticas e nas zonas de alongamento celular.

Os meristemas correspondem a zonas específicas da célula onde ocorre a multiplicação celular, estes podem ser encontrados nos ápice radicular, ápice caulinar e nas gemas laterais. As células destas estruturas dividem-se e podem posteriormente diferenciar-se para formar os órgãos da planta.

A passagem de uma fase vegetativa para a fase reprodutiva ocorre quando se formam as estruturas reprodutoras, esta passagem pode demorar mais ou menos tempo consoante as condições abióticas em que a planta se encontra. Se a planta se encontrar em locais com baixa luminosidade, por exemplo, pode ocorrer um retardamento da fase reprodutiva, baixas temperaturas podem desencadear o mesmo efeito.

Nesta fase é possível encontrar a planta em três estádios de desenvolvimento:

  • Semente – planta encontra-se em desenvolvimento, isto é, a semente possui todas as características necessária para a planta crescer e reproduzir-se. Neste momento a planta encontra-se no início do seu desenvolvimento (germinação).
  • Plântula – corresponde a uma estrutura onde estão concentrados todos os tecidos necessários ao desenvolvimento da planta, isto é, nesta fase tal como na fase de embrião (nos animais) a planta pode já se encontrar completamente formada, apresenta todas as características que irá possui enquanto planta adulta, no entanto, necessita ainda de crescer de forma a adquirir o tamanho adequado para ser considerada adulta.
  • Planta adulta – a planta encontra-se numa fase de desenvolvimento em que se está a preparar para a produção de sementes (entre o final da fase vegetativa e a fase reprodutiva).

A forma como cada planta se comporta na fase vegetativa depende da espécie à qual pertence, pois cada espécie possui uma fase vegetativa própria que permite preparar a planta e favorecer a aquisição das estruturas que esta precisará durante a fase reprodutiva.

A duração da fase vegetativa também depende da espécie, pois plantas anuais terão um desenvolvimento mais rápido do que plantas consideradas perenes.

Para que a fase vegetativa decorra sem problemas é necessário que a planta esteja exposta a óptimas condições abióticas. Por exemplo, são necessárias boas condições de luminosidade, presença de uma quantidade de água suficiente para impedir a ocorrência de stress hídrico, assim como é essencial a presença de oxigénio entre muitos outros factores.

Durante a fase vegetativa além de ocorrer o crescimento da planta, são também reunidos todos os nutrientes e as substâncias necessárias para que a floração (no caso das espécies angiospérmicas) e a produção de sementes (reprodução) ocorram de forma correta.

 

Fontes:

CAMARGO, A.P.; CAMARGO, M.B.P. (2001). Definição e esquematização das fases fenológicas do cafeeiro arábica nas condições tropicais do Brasil. Bragantia, Campinas, 60(1), 65-68.

Walter, Lidiane Cristine, Streck, Nereu Augusto, Rosa, Hamilton Telles, Alberto, Cleber Maus, & Oliveira, Felipe Brendler de. (2009). Desenvolvimento vegetativo e reprodutivo de cultivares de trigo e sua associação com a emissão de folhas. Ciência Rural39(8), 2320-2326. Epub August 28, 2009. Consultado em: Agosto 19, 2015, em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-84782009000800008&script=sci_arttext

 

Palavras-chave:

Crescimento

Fase reprodutiva

Semente

Desenvolvimento

6588 Visualizações 1 Total
6588 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.