Ectotermia

A ectotermia é a propriedade que ocorre em animais que não efectuam a termorregulação de forma autónoma, ou seja, nestes animais a temperatura corporal oscila com a temperatura do meio ambiente.

Costumamos designar vulgarmente os organismos ectotérmicos (também poiquilotérmicos ou heterotérmicos) por ‘animais de sangue frio’. Estes animais não possuem exactamente um corpo frio mas sim, uma temperatura corporal que sobe quando está mais calor e desce quando está mais frio.

Os animais ectotérmicos incluem alguns grupos de vertebrados como os peixes, os anfíbios, os répteis e todos os animais invertebrados.

Normalmente, este organismos não possuem mecanismos fisiológicos internos reguladores da temperatura corporal. Os mecanismos reguladores que possuem são comportamentais. Podemos observar comportamentos termorreguladores em animais ectotérmicos quando observamos um réptil exposto ao sol, por exemplo, para aumentar a sua temperatura corporal e, consequentemente, a actividade metabólica. Estando aquecido, pode efectuar outras actividades importantes, como a busca activa por alimento. Os animais do deserto, por exemplo, enterram-se na areia nos períodos mais quentes do dia para arrefecerem a temperatura do corpo.

 

Referências bibliográficas

Ricklefs, Robert. (2003). A Economia da Natureza. Guanabara Koogan, 5ª Edição.
Lévêque, C. (2001). Ecologia: do ecossistema à biosfera. Instituto Piaget, Colecção Perspectivas Ecológicas, nº 36.

 

1819 Visualizações 1 Total
1819 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.