Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de DNA Polimerase
A cada nova divisão celular o DNA de cada célula tem de ser duplicado fielmente. A DNA polimerase pertence à maquinaria multi-enzimática complexa da célula que replica o DNA.
A DNA polimerase é uma enzima que sintetiza uma nova cadeia de DNA, alinhando desoxirribonucleótidos de acordo com a sequência complementar de uma cadeia molde pré-existente. É esta cadeia molde que determina a sequência de nucleótidos que comporá a nova cadeia complementar.
A DNA polimerase estende uma cadeia de DNA por adição de nucleótidos, um de cada vez, à extermidade 3’-OH livre da nova cadeia em crescimento, fazendo com que a nova cadeia cresça na direcção 5’ → 3’.
A DNA polimerase não é capaz de iniciar a síntese de iniciar a síntese um cadeia completamente nova. Esta enzima somente estende uma nova cadeia a partir de um fragmento de DNA ou RNA pré-existente que forneça uma extremidade 3‘-OH livre; este fragmento é designado por primer.
A DNA polimerase geralmente também exibe uma actividade 3’ → 5’ exonuclease em que a base emparelhada incorretamente é excisada. Esta característica aumenta a fidelidade da replicação e é conhecida como revisão de provas.
Várias DNA polimerases foram isoladas e caracterizadas em diversos organismos. Na bactéria E. coli pelo menos 5 DNA polimerases são conhecidas. A DNA polimerase I é uma das enzimas responsáveis pela remoção dos primers de rna na cadeia secundária e por preencher os intervalos existentes entre fragmentos de Okazaki. A DNA polimerase III forma um complexo com proteínas acessórias e produz novo DNA nos garfos de replicação.
Nas células de organismos eucariotas existem tipos de DNA polimerases. A DNA polimerase α é a responsável pelo início de novas cadeias de DNA e as DNA polimerases δ e ε também são necessarias para a replicação nuclear. Já a DNA polimerase β e também a DNA polimerase ε estão envolvidas na reparação de danos do dna nuclear. A DNA polimerase γ é a responsável pela replicação do DNA mitocondrial.