Conceito de Divisão Celular
Todos os dias o nosso corpo fabrica milhares de milhões de células novas pelo processo de divisão celular. Esta divisão é feita de duas formas diferentes – mitose e meiose.
A mitose consiste na divisão do núcleo duma célula para dar origem a duas células idênticas que contêm exatamente o mesmo material genético que a célula original, sendo constituída por 4 fases:
- prófase – no início da mitose os cromossomas condensam-se numa espiral, forma-se uma rede de microtúbulos, denominada fuso acromático, que desloca os cromossomas e a membrana nuclear desintegra-se;
- metáfase – os cromossomas alinham-se no centro do fuso acromático;
- anáfase – os cromatídeos que compõe cada cromossoma afastam-se e deslocam-se para extremidades opostas do fuso acromático;
- telófase – uma membrana envolve cada conjunto de cromatídeos, forma-se um novo núcleo e inicia-se a divisão do citoplasma (citocinese).
A meiose é uma forma de divisão celular que origina células sexuais, sendo que as células resultantes da meiose são todas geneticamente diferentes umas das outras. A meiose consiste em duas divisões, uma após a outra, das quais resultam quatro células novas, cada uma com metade do conteúdo genético da célula orginal.
References:
- Maton, A. (1997). Cells: Building Blocks of Life. New Jersey: Prentice Hall. pp. 70–74.