Anafase

Conceito de Anafase: Anafase é uma fase da mitose onde as cromátides irmãs (ou cromossomas homólogos na meiose I) se separam e migram para polos opostos do…

Conceito de Anafase

Anafase designa uma das subfases da mitose e é caracterizada pela clivagem dos centrómeros e consequente separação dos dois cromatídeos de cada cromossoma que se afastam para pólos opostos da célula. É dividida em Anafase A e Anafase B.

Ciclo Celular

As células eucariotas estão continuamente a dividir-se e a originar células-filhas geneticamente iguais a si. Para isso, as células recorrem ao processo denominado ‘mitose’, onde inicialmente há duplicação do material genético e depois há divisão nuclear e citoplasmática propriamente dita. A duplicação do material genético ocorre na fase do ciclo celular intitulada ‘Fase S’, que é precedida pela Fase G1 e sucedida pela Fase G2. Estas três fases compõem a Interfase. Da Interfase, o ciclo celular avança para a Fase M, onde ocorre a divisão do núcleo e que é dividida em Profase, Metafase, Anafase e Telofase, e termina com a Citocinese onde ocorre a divisão do citoplasma.

Anafase A

A Anafase A é caraterizada pelo encurtamento dos microtúbulos do cinetocoro.

Esta fase começa bruscamente com a ativação do Complexo Promotor da Anafase (APC – Anaphase Complex Promoting). O APC é um complexo proteolítico que inativa a M-Cdk (ao clivar a Ciclina-M) e ativa a protease Separese (ao clivar a proteína inibitória Securina). A inativação da M-Cdk torna possível o progresso do ciclo celular, da Metafase para a Anafase; já a Separase é responsável pela clivagem dos complexos de coesina, que são os complexos que mantêm as cromátides irmãs juntas durante a fase anterior do ciclo celular (metafase). Torna-se, assim, possível para a célula separar as cromátides irmãs e fazê-las migrar para polos opostos.

A migração das cromátides para os polos opostos da célula só é possível devido ao encurtamento dos microtúbulos do cinetocoro e à despolimerização dos microtúbulos interpolares e é dependente das proteínas motoras do cinetocoro.

Anafase B

A Anafase B é caraterizada pelo afastamento evidente das cromátides irmãs e dos polos da célula.

Esta fase é dependente de proteínas localizadas nos polos e de proteínas motoras no fuso mitótico central, que afastam os polos.

Cromátides irmãs separadas a migrarem para polos opostos da célula durante a Anafase (imagem esquemática).

Figura 1 – Cromátides irmãs separadas a migrarem para polos opostos da célula durante a Anafase (imagem esquemática).

 

Cromátides irmãs separadas a migrarem para polos opostos da célula durante a Anafase (imagem de microscopia de fluorescência).

Figura 2 – Cromátides irmãs separadas a migrarem para polos opostos da célula durante a Anafase (imagem de microscopia de fluorescência).

 

Controlo da entrada em Anafase

A célula tem vários pontos de controlo que param o ciclo celular caso este não esteja a ocorrer de forma correta. No final da Metafase (ou seja, para a entrada na Anafase), existe um ponto de controlo que confirma se todas as cromátides irmãs estão ligadas aos respetivos microtúbulos do fuso mitótico. Esta confirmação é feita através de um sinal negativo, ou seja, qualquer cromátide que não esteja ligada ao fuso mitótico envia um sinal à célula e o ciclo celular é interrompido pela inativação do APC.

3546 Visualizações 1 Total

References:

  • Alberts B., Johnson A., Lewis J., Raff M., Keith R., Walter P. (2007). Molecular Biology of the Cell (5th edition). Garland Science, New York.
  • Lodish H., Berk A., Zipursky S.L., Matsudaira P., Baltimore D., Darnell J. (2000). Molecular Cell Biology (4th edition). W. H. Freeman, New York.
  • Cooper G.M. (2000). The Cell: A Molecular Approach (2th edition). Sinauer Associates, Sunderland (MA).
3546 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.