Desenvolvimento Sustentável

Conceito de Desenvolvimento Sustentável:

Desenvolvimento sustentável é o termo que designa o desenvolvimento de uma população tendo sempre em vista a preocupação com o ambiente e o uso equilibrado dos recursos naturais.

Este tipo de desenvolvimento tem em vista a salvaguarda dos recursos, não só para o seu uso no presente, mas também para o seu uso pelas gerações futuras. O desenvolvimento sustentável abrange três áreas de sustentabilidade: sustentabilidade ambiental, económica e sociopolítica. As medidas associadas a este tipo de desenvolvimento, visão sobretudo o melhoramento das condições de vida humana sem por em causa o meio ambiente, nos seus mais variados componentes. O principal objetivo destas medidas é o desenvolvimento económico, social e ecológico de forma sustentável.

Na União Europeia, em 2001, foram aprovadas medidas com vista à proteção dos recursos naturais. Estas medidas vão sendo revistas de forma a melhor ainda mais as novas leis que vão sendo emitidas. A primeira vez que se ouviu falar do conceito de desenvolvimento sustentável foi em 1987, na World Commission on Environment and Development (WCED) realizada na Noruega, através do relatório Brundtland, tendo sido definida como a forma de desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem por em causa a concretização das necessidades do futuro.

No ano de 1992 surgiu a  Carta de Aalborg com o intuito de chamar à atenção para a criação de cidades mais sustentáveis. Nesta estão contidas algumas estratégias que permitem a criação de cidades mais sustentáveis sem que seja necessário acabar com o desenvolvimento. Este documento chama também atenção para o fato de ser necessário divulgar, a vários níveis, politicas que valorizem o cumprimento dos objetivos de sustentabilidade.

Algumas das medidas mencionadas atrás recaem sobre as políticas dos transportes e dos riscos sanitários. Podem também ter influência sobre as políticas de combate à pobreza e exclusão social. Outras áreas influenciadas são as do combate às mudanças climáticas e à poluição ambiental. Todas as medidas têm influência a nível global, ultrapassando fronteiras políticas e geográficas, tendo em vista evitar o esgotamento dos recursos devido à sua sobre-exploração.

Uma das principais medidas implementadas, na Europa, é referente à implementação da temática na educação. A introdução deste tema nos vários níveis de escolaridade foi uma das medidas tomadas, com o intuito de sensibilizar os membros da população para a importância desta temática em particular da sua rápida implementação.

Diversas empresas a par com os governos internacionais têm vindo a desenvolver alguma consciência ambiental, pondo em prática medidas que as tornam mais ecologicamente sustentadas, principalmente devido às certificações que foram sendo criadas para encorajar as empresas a aderirem às novas práticas.

Diversas iniciativas têm sido implementadas, pela União Europeia, para incentivar a uma maior preocupação com o meio ambiente entre as quais se destaca a semana Europeia para o Desenvolvimento sustentáveis, que decorre de 30 de maio a 6 de junho e realiza-se em múltiplos países.

Portugal no desenvolvimento sustentável:

Portugal é um dos países mais preocupados com as políticas “verdes”, isto é, a preocupação demonstrada por algumas empresas no que toca a políticas de desenvolvimento sustentável colocou o Pais como um dos mais preocupados com esta temática.

Os governantes portugueses com base nos vários documentos emitidos pela União Europeia, criaram um documento denominado de Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (2007). Neste documento constam estratégias políticas que permitem a criação de uma sociedade mais virada para a preocupação com o meio ambiente. A aplicação de estratégias como a Agenda 21 e outras semelhantes (Millennium Assessment) irão contribuir para a criação de políticas mais favoráveis à proteção ambiental.

O desenvolvimento, por parte das empresas portuguesas, de medidas que visam a proteção ambiental puseram Portugal à frente de muitos países europeus. Algumas dessas medidas são, por exemplo, o financiamento e uso de energias renováveis, em lugar de usar energias fósseis. No entanto, para cada bom exemplo existem muitos outros maus exemplos que podem ser nomeados, havendo ainda muito caminho a percorrer.

Os compromissos feitos pelo governo português apenas terão resultados no imediato, sendo que com o passar do tempo vai-se perdendo biodiversidade e capacidade técnica para a sua implementação. As exigências por parte dos parceiros internacionais ficam também em risco devido à falta de exigência, interesse e rigorosidade, por parte daqueles que ficaram responsáveis por assegurar o seu cumprimento.

A nível governativo tem havido uma tentativa de desenvolver uma economia com menor uso de carbono, uma maior aplicação em tornar a produção mais sustentável, assim como um consumo de produtos recicláveis e reutilizáveis. Há por parte do governo uma tentativa de desenvolver a economia de uma forma mais sustentável e com vista à proteção do ambiente. No entanto, tal como nas empresas, ainda há muito para ser feito.

Fontes:

Pela Natureza. Desenvolvimento sustentável, o que é? Consultado em: Junho 16, 2015, em http://pelanatureza.pt/natureza/ecoinfo/desenvolvimento-sustentavel-o-que-e

Projeto Improve Center. Ambiente e Desenvolvimento Sustentável As questões ambientais na estratégia das empresas. Consultado em: Junho 16, 2015, em http://www.anje.pt/system/files/items/52/original/AmbienteeDesenvolvimentoSustentado_Asquest%C3%B5esambientaisnaestrat%C3%A9giadasempresas.pdf

Comissão Nacional da UNESCO. A UNESCO e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Consultado em: Junho 16, 2015, em http://www.unescoportugal.mne.pt/pt/temas/um-planeta-um-oceano/educacao-para-o-desenvolvimento-sustentavel

Melo, Eduardo (2011). “Portugal está entre os países líderes no desenvolvimento sustentável”. Jornal Económico. Consultado em: Junho 16, 2015, em http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-esta-entre-os-paises-lideres-no-desenvolvimento-sustentavel_129129.html

Martins-Louça, Maria Amélia (2015). Economia verde com futuro nublado? Artigo de opinião, Publico. Consultado em: Junho 16, 2015, em http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/economia-verde-com-futuro-nublado-1697876

(2005) Desenvolvimento Sustentável. Departamento de Ambiente e Qualidade de vida – Câmara Municipal da Maia. Consultado em: Junho 16, 2015, em http://ambiente.maiadigital.pt/desenvolvimento-sustentavel/desenvolvimento-sustentavel/

Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (ENDS) 2005-2015 Consultado em: Junho 16, 2015, em https://infoeuropa.eurocid.pt/files/database/000015001-000020000/000019537.pdf

Palavras-chave:

Sustentabilidade

Proteção ambiental

Agenda 21

Millennium Environmental Assessment

Estratégia Nacional para o desenvolvimento Sustentável

1265 Visualizações 1 Total
1265 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.