Classe

Conceito de Classe: Classe é um dos níveis taxonómicos do sistema de classificação que agrupa os seres vivos em diferentes níveis consoante as relações…

Conceito de Classe

Classe é um dos níveis taxonómicos do sistema de classificação que agrupa os seres vivos em diferentes níveis consoante as relações evolucionais existentes entre eles, criado por Lineu para agrupar os indivíduos, foi posteriormente revisto e adaptado consoante os novos conhecimentos obtidos devido ao avanço científico. Outros níveis taxonómicos correspondem ao Reino, ao Filo, a Classe, a Ordem, ao Género e a Espécie.

A este táxon corresponde um grupo de indivíduos com caraterísticas semelhantes. Estruturalmente uma classe está contida num filo e contém em si diversas ordens diferentes. Inicialmente para estar contido neste termo eram apenas analisadas as caraterísticas físicas dos espécimes, no entanto, com o avançar do conhecimento passaram também a analisar as caraterísticas genéticas dos indivíduos de forma a determinar a proximidade relacional entre eles, quanto mais próximas forem essas relações mais restritos se tornam os níveis onde são incluídos.

É possível encontrar também os termos subclasse ou infraclasse quando é necessário designar um grupo de organismos pertencentes a uma classe, mas cujas caraterísticas possuem um elevado grau de diferenciação das caraterísticas assumidas para essa classe.

O termo classe foi sofrendo alterações ao longo da história da sistemática. Inicialmente era usado para designar o que agora corresponde ao filo, sendo por isso um dos níveis mais altos de classificação, só mais tarde, já no século dezanove é que o termo toma o seu lugar na classificação atual.

A nomenclatura usada para a Classe é variada pois não existem regras rígidas que a determinem, portanto, cabe aos taxonomistas descobrirem que indivíduos pertencem a cada classe e que nome deve ser dado a essa classe. Apesar da ausência de regras rígidas é necessário que os taxonomistas sigam os códigos internacionais de forma a manter a nomenclatura das diversas classes o mais homogénea possível, no entanto, algumas classes possuem o nome genérico dado a alguns dos seus indivíduos como é o caso da classe das Aves ou Reptilia pois estes são nomes bastante reconhecidos, outra das formas para a escolha do nome pode recair no uso de caraterísticas comuns a todos seus membros, como é o caso da classe Mammalia, que deve o seu nome ao fato de todos os seus elementos beberem leite durante alguma das suas fases de vida.

3536 Visualizações 2 Total
3536 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.