Branchiopoda, Classe (Braquiópodes)

Os Branchiopoda são uma classe de crustáceos de pequenas dimensões que habitam cursos de água temporários. Possuem filópodes, apêndices locomotores a partir dos quais efectuam a função respiratória.

450px-Artemia_salina_2

Artemia salina. Autoria: © Hans Hillewaert

Os Branchiopoda são uma classe de crustáceos (Filo Arthropoda) constituídos por um corpo segmentado e inclui espécies como a Artemia salina, vulgarmente conhecidas por artémias. O tórax e o abdómen destes organismos possuem um número de segmentos variável. A região do abdómen termina num télson com um apêndice caudal, contudo, não possuem apêndices abdominais. Os apêndices corporais exibem filópodes, e as maxilulas (primeiras maxilas) e maxilas estão ausentes em algumas espécies ou apresentam formas reduzidas. Os filópodes auxiliam não só na locomoção e alimentação, mas também funcionam como estruturas com função respiratória. Esta característica justifica a designação dada a este grupo, já que, o termo ‘Branchiopoda’ remete para a expressão ‘brânquias nos pés’. Os Braquiópodes nunca estão equipados de maxilípedes (apêndices torácicos que auxiliam na captura de alimento).

A maioria dos Braquiópodes são organismos de pequenas dimensões (menos de 1 milímetro a 10 centímetros), colonizadores de ecossistemas aquáticos de água doce, com baixo grau de segmentação e patas em forma de folha. Algumas formas possuem uma vida breve, como os organismos de cursos de água temporários que completam o seu ciclo de vida em poucas semanas. Por esta razão, alguns Braquiópodes formam estruturas resistentes durante os períodos de seca. Estas formas enquistadas de ovos ou zigotos podem resistir em estado latente durante anos e até mesmo décadas, aguardando os próximos períodos de chuva para se desenvolverem num indivíduo adulto.

2167 Visualizações 1 Total

References:

Brusca, Richard C.  and Brusca, Gary J. (2002). Invertebrates. Sinauer Associates, 2ª Edição.

2167 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.