Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de Biologia
A palavra Biologia, que etimologicamente deriva das palavras gregas Bios (Vida) e Logos (Estudo), significa, literalmente, o ‘Estudo da Vida’. Assim, e em termos gerais, a Biologia pode ser definida como a ciência que estuda a vida, ou seja, que estuda os seres vivos, desde uma escala molecular até ao nível populacional e das interrelações com o meio-ambiente. O objectivo da Biologia é, portanto, o estabelecimento das leis gerais que regem a vida orgânica.
Áreas da Biologia:
Dada a grande complexidade, esta ciência foi sendo subdividida em diferentes áreas, entre as quais as seguintes:
- Anatomia – estudo da estrutura física dos organismos vivos, focando-se no estudo da função, organização e interação das partes que os constituem.
- Biologia Celular (ou Citologia) – estudo da célula com objetivo de avaliar a sua estrutura, função e formação enquanto entidade isolada.
- Biologia Evolutiva – estuda dos processos de evolução que levaram às diferentes formas de vida na Terra.
- Biologia Molecular – estuda a célula a nível molecular com o objetivo de estudar as interações bioquímicas entre os seu diferentes sistemas.
- Bioquímica – estudo das reações químicas que ocorrem nos organismos vivos, focando-se nas interações moleculares.
- Biotecnologia – estudo da aplicação de organismos, células ou partes das mesmas e análogos moleculares em processos ou sistemas industriais.
- Botânica – estudo das espécies vegetais, nomeadamente o estudo da sua morfologia e da sua fisiologia.
- Ecologia – estudo dos seres vivos e das suas interações com o meio ambiente onde vivem, bem como da abundância e distribuição dos seres vivos na Terra.
- Genética – o estudo dos genes e da transmissão de características biológicas de pais para filhos, ou seja, de geração para geração ao longo do tempo.
- Histologia – parte da anatomia que estuda as células e o material extracelular que constituem os tecidos do corpo.
- Microbiologia – estudo dos microrganismos, nomeadamente Bactérias, Fungos, Vírus, Protozoários, Algas unicelulares, Viróides e Prions.
- Peleontologia – estudo dos fósseis, incluindo a sua descrição, datação e classificação e estudo da evolução e da interação dos seres pré-históricos.
- Sistemática – estudo, inventariação e descrição da biodiversidade e das relações filogenéticas entre seres vivos.
- Zoologia – ciência que estuda os animais, envolvendo duas áreas: a zoologia experimental e a zoologia médica.
Biólogos célebres:
A Biologia é uma ciência antiga e ao longo dos últimos séculos têm surgido numerosos e importantes contributos de diversos cientistas para o seu desenvolvimento. Salientamos alguns dos mais relevantes:
- Alexander Fleming – médico britânico que descobriu a penicilina.
- Carlos Lineu – botânico sueco – pai da taxonomia moderna
- Charles Darwin – naturalista britânico que criou a teoria da evolução das espécies
- Louis Pasteur – químico francês que inventou a pasteurização.