Conceito de Ameixa
Ameixa é a designação dada ao fruto da ameixeira. Esta é um fruto verdadeiro, tipo drupa (fruto carnudo com um carroço duro no centro), pois desenvolve-se a partir de um ovário fecundado. Apesar de a designação ser atribuída ao fruto de outras árvores, a ameixa desenvolve-se nas árvores da espécie Prunus domestica, pertencente ao género Prunus.
A ameixa é da família de outros frutos como o pêssego, damasco e a cereja. O termo ameixa pode também ser utilizado para nomear outros tipos de fruta que não as verdadeiras ameixas, dependendo do local onde são cultivadas. Este fruto é amplamente cultivado por todo o mundo, nas suas diversas variedades, adaptando-se às diversas características do solo e do clima.
A ameixa varia em cor e tamanho consoante a espécie ou a variedade da ameixeira. Alguns frutos são roxos ou avermelhados, enquanto outros são amarelados ou verdes. As ameixas, normalmente, possuem um grande tamanho, com forma oval ou arredondada, no entanto, existe uma grande variedade de híbridos que apresentam alguma variabilidade consoante as características que foram seleccionadas a quando da reprodução (selecção artificial). Estes frutos possuem uma grande variedade de cores, formas e texturas, consoante a variedade que se escolha produzir.
O desenvolvimento do fruto pode demorar até 6 meses (algumas espécies demoram menos tempo) para atingir a maturação. A reprodução deve-se a polinização que ocorre com o auxílio de agentes polinizadores, nomeadamente as abelhas. A maturação do fruto ocorre normalmente entre o final de Agosto e o início do outono. Este fruto possui um caroço pontiagudo (endocarpo), um epicarpo fino e por vezes brilhante. A sua pele (camada mais exterior) é muitas vezes ácida ou azeda.
As ameixas são frutos ricos em potássio, vitaminas, possuem uma grande quantidade de fibras (especialmente as ameixas secas), assim como de magnésio, hidratos de carbono e sódio, entre muitos outros componentes. Estes frutos possuem propriedades antioxidantes devido aos seus constituintes.
Estes frutos são naturalmente doces, podendo apresentar alguma acidez consoante a variedade. Estas podem ser consumidas quando retiradas directamente da árvore (como fruta fresca), são também usadas para produzir geleias, compotas e doces, podem ainda ser secas ou conservadas para serem consumidas fora da época.
A ameixa é um fruto com diversas propriedades medicinais, entre elas possui propriedades laxantes (ajuda na prisão de ventre). Esta pode ainda contribuir para prevenção da osteoporose, assim como previne alguns tipos de cancro (por exemplo o cancro do cólon).
Os constituintes da ameixa previnem ainda a artrite, a arteriosclerose, o reumatismo, assim como alguns problemas inflamatórios e do sistema respiratório. Apesar das suas propriedades, as ameixas podem provocar alergia em alguns consumidores.
Este fruto apresenta uma grande importância comercial, sendo um dos frutos mais produzidos e produzidos há mais tempo no mundo. O fruto é vendido nas mais diversas formas, seja individualmente ou como componente de outros produtos. Apesar de ser um fruto muito comercializado, as ameixas são muitas vezes produzidas em pomares nos jardins, para uso particular.
Palavras-chave:
Drupa
Fruto
Ameixeira
References:
Plum. (2015). Encyclopædia Britannica. Conultado em: Novembro 30, 2015, em http://www.britannica.com/plant/plum
Milošević, T.; Milošević, N.; Glišić, I. (2013). Agronomic properties and nutritional status of plum trees (Prunus domestica L.) influenced by different cultivars. Journal of Soil Science and Plant Nutrition, 13(3), 706-714