Ácaro

O termo Ácaro designa um antrópode acarino de pequenas dimensões, da ordem dos aracnídeos, sublasse Acari. A maioria dos ácaros medem entre (…)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O que é um Ácaro

O termo Ácaro é a designação comum dada aos antrópodes acarinos de pequenas dimensões, da ordem dos aracnídeos, sublasse Acari. A maioria dos ácaros medem entre 0,25 e 0,75 cm de comprimento mas existem algumas espécies bem maiores: por exemplo as carraças (ou carrapatos), os maiores ácaros existentes, podem atingir 2 cm após ingerirem sangue. Alguns ácaros têm vida livre, vivendo autonomamente sem necessidade de hospedeiro, mas outros são parasitas como por exemplo aqueles que causam a sarna nos humanos e nos animais domésticos.

Calcula-se que o número de espécies seja de aproximadamente 55 mil embora algumas estimativas indiquem que possam existir mais de 500 mil dado que estão continuamente a ser descobertas novas espécies em diferentes tipos de habitats.

1127 Visualizações 1 Total
1127 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.