Desenvolvimento psicomotor

O desenvolvimento psicomotor refere-se à maturidade na coordenação da criança, observada, principalmente na segunda infância.

Desenvolvimento psicomotor

O desenvolvimento psicomotor refere-se à maturidade na coordenação da criança, observada, principalmente na segunda infância.

O mesmo está diretamente relacionado com algumas variáveis como a idade gestacional e o nível sócio económico (NSE).

Pelos estudos levados a cabo por Cardoso, Castro-Magalhães e Barbosa (2011), compreendemos que o desenvolvimento psicomotor da criança é possível observar e avaliar tendo em conta alguns parâmetros: o NSE, o facto de ser ou não ser prematura e a forma como estas vaiáveis se traduzem em capacidades como a postura correta, a coordenação visomotora, entre outras características respeitantes às competências psicológicas e motoras.

Para fazer este tipo de avaliação é importante que o mesmo se realize durante a idade pré escolar, uma vez que é a fase em que a maioria destas capacidades começa a desenvolver-se mais significativamente (Cardoso, Castro-Magalhães, & Barbosa, 2011).

No entanto, o desenvolvimento psicomotor não depende apenas de questões biológicas e sociais, já que Campão e Cecconello (2008), ao realizar a sua investigação no âmbito do desenvolvimento psicomotor, perceberam a importância da educação física. Assim, esta disciplina mostra-se uma importante estratégia educativa já que a mesma acarreta várias atividades, jogos e brincadeiras que promovem o desenvolvimento da criança em vários aspectos, incluindo o psicomotor (Campão, & Cecconello, 2008).

É muito importante a participação neste tipo de atividades uma vez que, devido às benesses que trasem, promovem bastante o estilo de vida saudável da criança, tornando a sua vida, no geral, mais satisfatória (Campão, & Cecconello, 2008).

A influência do NSE e da idade gestacional

O foco dos estudos em relação ao desenvolvimento psicomotor infantil deve-se à relação entre este e o desenvolvimento da criança em outras áreas como a cognitiva e a psicossocial (Campão, & Cecconello, 2008).

No entanto, alguns estudos indicam que, para podermos avaliar corretamente a maturidade psicomotora de uma criança, é importante ter em conta não só as variáveis já mencionadas mas também o NSE e a idade gestacional com a qual estas nascem devido à influência da maturidade ou prematuridade durante o nascimento (Cardoso, Castro-Magalhães, & Barbosa, 2011).

É importante compreender que os movimentos da criança, começam e vão-se tornando cada vez mais complexos na fase infantil, pelo que é fundamental apostar num acompanhamento ajustado às suas necessidades no que concerne ao desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial (Campão, & Cecconello, 2008).

Esta fase situa-se na segunda infância, altura imediatamente anterior à entrada na escola, em que se dá a evolução psicomotora e começam a aparecer os primeiros traços de personalidade, o que significa que todos os processos relacionados com o desenvolvimento se tornam cada vez mais ligados entre si (Campão, & Cecconello, 2008).

Assim quando se observam alterações, devido a complicações no desenvolvimento da criança, como em muitos casos de prematuridade à nascença, as mesmas verificam-se em vários níveis, pelo que o psicomotor é um dos mais marcados, com dificuldades de coordenação visomotora e desempenho motor abaixo daquele que é considerado normal para a idade do indivíduo (Cardoso, Castro-Magalhães, & Barbosa, 2011).

É por estas razões que Cardoso, Castro-Magalhães e Barbosa (2011) recomendam a observação atenta do desenvolvimento de crianças prematuras até à idade escolar, junto de profissionais como o pediatra, o neurologista infantil e o terapeuta ocupacional.

De referir que é mais comum a existência destes atrasos em crianças que nascem em meios mais empobrecidos e sujeitas a desnutrição e stresse, o que se traduz em consequências negativas ao nível do seu desenvolvimento (Cardoso, Castro-Magalhães, & Barbosa, 2011). De acordo com as pesquisas levadas a cabo pelas autoras, podemos compreender que o NSE influencia com bastante significância o desenvolvimento psicomotor das crianças.

Uma vez que a criança vai ganhando mais força também é natural o iniciar de alguma independência pessoal como a higiene e a capacidade para se vestir, ou seja, vão-se adquirindo competências cada vez mais complexas (Campão, & Cecconello, 2008).

A capacidade de movimento psicomotor está ainda associada ao desenvolvimento neurológico que é responsável pelos movimentos mais complexos e pela capacidade de domínio corporal (Campão, & Cecconello, 2008).

Tendo em conta a importância das capacidades psicomotoras, é notório que o corpo é a forma mais usual de comunicação e de relação da criança com o resto do mundo (Campão, & Cecconello, 2008).

“É através dele que ela estabelece contato com o ambiente, que se engaja no mundo, que compreende o outro.” (Campão, & Cecconello, 2008).

Conclusão

Em jeito de conclusão percebemos que o desenvolvimento psicomotor das crianças depende significa e fundamentalmente da idade gestacional, do ambiente em que se insere, segundo o NSE.

No que concerne à idade gestacional, verifica-se que as crianças prematuras, habitualmente sofrem um atraso geral em relação ao seu desenvolvimento, sendo evidente o impacto que a prematuridade mostra no que concerne à questão psicomotora, quando comparadas com crianças não prematuras.

Quanto à questão do NSE, é notório também o impacto que o mesmo tem junto de crianças provenientes de famílias com baixa renda, por motivos de empobrecimento e desnutrição, à qual, muitas vezes estão sujeitas.

7945 Visualizações 1 Total

References:

  • Campão, Daiana dos Santos, & Cecconello, Alexandra Marques. (2008). A contribuição da educação física no desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Revista Digital – Buenos Aires – Año 13 nº 123 – agosto de 2008;
  • Cardoso, Ana Amélia, Magalhães, Lívia de Castro, & Barbosa, Vanêssa Maziero. (2011). Desenvolvimento psicomotor m crianças pré-termo a termo na idade escolar. Journal of Human Growth and Development, 21(2), 2010-219. Recuperado em 06de outubro de 2016 de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822011000200004.
7945 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.