Maturidade

Conceito de Maturidade: A maturidade pode ser vista como a fase na vida de uma pessoa, em que se atinge um estado pleno de desenvolvimento, sendo que este estado de…

Conceito de Maturidade

A maturidade pode ser vista como a fase na vida de uma pessoa, em que se atinge um estado pleno de desenvolvimento, sendo que este estado de desenvolvimento não se refere apenas ao domínio físico, abrangendo também o domínio social, intelectual e emocional.

Seguindo esta linha de pensamento, os diferentes tipos de maturidade podem classificar-se da seguinte forma:

  •  Ao nível físico, a maturidade torna-se visível quando o nosso corpo, através de uma série de mudanças naturais que começam a emergir na puberdade, adquire as características representativas do estado adulto. O nosso corpo interna e externamente atinge o desenvolvimento esperado. A maturidade física é a mais facilmente identificada por ser mais evidente, contudo, a maturidade social, intelectual e emocional dependem de mais fatores que não apenas os genéticos, e são tipos de maturidade que podem não acompanhar diretamente a maturidade física.
  • Relativamente à maturidade social, considera-se que esta é alcançada quando nos tornamos capazes de nos relacionarmos eficazmente com outras pessoas, e quando integramos e contribuímos de forma positiva para a sociedade. De acordo com o autor Mouly, uma pessoa considerada como socialmente matura é autónoma, responsável em relação aos outros e a si própria, e aceita-se também como responsável pelos seus atos. Respeita os seus direitos e necessidades, bem como os direitos e necessidades dos que a rodeiam, contribuindo para a harmonia social. A pessoa que alcançou a maturidade social é ainda capaz de gerir conflitos sociais de forma adaptada, comunicando eficazmente e evitando a adoção de um comportamento egoísta, e mantendo uma posição compatível com a sua personalidade e valores.
  • Quanto ao domínio intelectual, e fazendo referência a Piaget, para este autor, o auge do desenvolvimento cognitivo ocorre quando o estádio das operações formais é alcançado, em que nos tornamos capazes de pensar de forma abstrata. Regressando a Mouly, este define que a maturidade intelectual ocorre quando há uma ampliação dos horizontes temporais e espaciais, e nos tornamos capazes de compreender e pensar sobre o passado, o presente e o futuro, bem como de perceber as dimensões espaciais mais abrangentes (incluindo o planeta e o universo), visto que perante a imaturidade intelectual, apenas se consegue perceber o presente, e compreender o espaço mais próximo. Com a maturidade intelectual, ocorre também uma diminuição do fantasiar, há um desenvolvimento da memória, e ainda da linguagem, sendo que o vocabulário se torna amplo e a linguagem dotada de complexidade e riqueza. Da mesma forma, tornamo-nos capazes de nos concentrarmos por períodos de tempo mais longos.
  • A maturidade emocional, e como expresso pelo próprio nome, enquadra o domínio das emoções. De acordo com o autor Jersild, a maturidade emocional significa sermos capazes de usar os recursos emocionais adequadamente, sermos capazes de sentir e exprimir uma emoção e aceitar que os outros sintam e exprimam as suas emoções, de forma sincera e não mascarada, sendo que tudo isto ocorre de um modo socialmente apropriado. Assim, uma pessoa considerada emocionalmente matura é capaz de sentir as emoções, processá-las e expressá-las adequadamente consoante a situação em que se enquadra, aceitando que o outro sinta, processe e expresse as suas emoções.
7246 Visualizações 1 Total
7246 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.