Conceito de Competências socioemocionais
As competências socioemocionais podem ser entendidas como um conjunto de estratégias ou ações que potenciam não só o autoconhecimento, mas também a comunicação efetiva e o relacionamento interpessoal.
Entre estas estratégias destacam-se a assertividade (e.g. expressar uma opinião divergente), a regulação emocional (e.g. gerir a zanga) e a resolução de problemas (e.g. resolver um conflito com um colega de trabalho), constituindo-se como competências que promovem a otimização da interação que o indivíduo estabelece consigo próprio e com os outros.
Para que o indivíduo estabeleça relacionamentos interpessoais saudáveis afigura-se importante a capacidade de se observar a si mesmo (e.g. consciencializar como tende a comportar-se ou responder numa situação), avaliação (e.g. verificar se o comportamento ou resposta numa situação foi ao encontro do que estabeleceu) e valorização (e.g. reforçar-se positivamente pelo comportamento ou resposta adequada) dos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.
A tomada de consciência e a monitorização destes comportamentos e processos permite assim ao indivíduo a regulação do domínio intrapessoal e por conseguinte tomadas de decisão mais adaptativas no domínio interpessoal. O grau em que um indivíduo apresenta uma determinada competência pode ser incrementado, já que estas são estratégias aprendidas, podendo ser promovidas competências e recursos quando estas se revelam insuficientes ou inexploradas pelo próprio.
References:
McKay, M., Wood, J. C. & Brantley, J. (2007). The dialectical behavior therapy skills workbook: practical DBT exercises for learning mindfulness, interpersonal effectiveness, emotion regulation & distress tolerance. Oakland: New Harbinger Publications, Inc.