Reforço Positivo

Conceito de Reforço Positivo: Quando se pensa em reforço positivo, pensa-se em algo que é adicionado. O reforço positivo, parte do condicionamento operante…

Conceito de Reforço Positivo

Quando se pensa em reforço positivo, pensa-se em algo que é adicionado. O reforço positivo, parte do condicionamento operante, constitui-se como um procedimento que fortalece um comportamento, no qual a ocorrência do comportamento é seguida de um estímulo ou reforço desejados, tornando esse comportamento mais passível de ocorrer no futuro. Ou seja, quando um resultado, evento ou recompensa favoráveis ocorrem após uma ação, a resposta ou comportamento específicos irão ser reforçados.

No condicionamento operante, são desenvolvidas associações entre respostas específicas e reforços específicos. A associação resposta-reforço é uma parte importante da aprendizagem, uma vez que se o reforço for desvalorizado, a resposta vai sair enfraquecida.

O reforço positivo produz um aumento de comportamento específico que seja seguido de um estímulo positivo. Este reforço pode ser utilizado em vários contextos, como o escolar, educativo ou psicoterapêutico.

Existem vários tipos de reforços que podem ser utilizados para aumentar o comportamento, sendo que o tipo de reforço depende do indivíduo ou da situação. Os programas de reforço também vão influenciar o comportamento, ou seja, são tanto mais eficazes aqueles que privilegiam o reforço de todas as respostas desejadas.

O reforço positivo pode ser muito eficaz, se utilizado de forma correta. Este reforço é mais eficaz se ocorrer exatamente após o comportamento, se for apresentado de forma entusiástica e com frequência.

As mudanças no comportamento mantém-se durante o tempo em que o reforço estiver ativo.

845 Visualizações 1 Total
845 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.