Alienação

Conceito de Alienação

A alienação é um mecanismo psicológico de defesa, habitualmente contra a fragmentação do ego da pessoa. Encontra-se presente nas psicoses e nos Estados-Limite. Também pode surgir nos estados induzidos por substâncias tóxicas. A alienação é uma operação que leva à divisão do individuo perante uma escolha que leva invariavelmente a uma perda. Esta situação embora comum a todos os seres humanos é entendida de forma massiva, sendo pois que as suas definições assentam na psicopatologia. Assim sendo, pode-se dizer que a alienação é uma ação mental na qual um individuo se aliena – separa radicalmente, desapossa – de uma parte de si mesmo, negando-a como sendo sua. Na alienação, o individuo pode viver o corpo vivo numa passividade tal que esse não é seu e por esse motivo esta sujeito a todo o tipo de estímulo vindo do mundo exterior, sendo pois um instrumento de tudo aquilo que recebe de fora.

A alienação pode ser confundida com episódios de despersonalização, sentimento de perda do eu, inexistência, “carcaça”, “cadáver” ou “maquina”. Também pode ser confundido nas queixas hipocondríacas, contudo a sensação de fragmentação não é vivenciada de forma intensa e não é psiquicamente concreta tal como nas psicoses ou estados-limite.

Na psicologia, encontramos a alienação a favor do desenvolvimento psicológico, através de Jacques Lacan (1901-1981) – Estádio do Espelho -. Esta noção diz respeito à fase que ocorre no desenvolvimento infantil, entre os 6 e os 18 meses, estado de maturação e coordenação motora. Nesta fase, o bebé vive alienado de si, vive através do corpo, da vida do outro – a mãe. Vive um corpo ainda sem forma que aos poucos se vai moldando às suas próprias intenções e identidade física. O espelho que é a mãe passa ao espelho que é a reflexão da sua imagem, do seu corpo total, com intenções, vontades, desejos e aspirações tal como ocorre na adolescência. Ocorrem processos de identificação com uma imagem que é preciso procurar a forma que vai constituir o seu corpo. O Ego vai conservar essa dimensão imaginária: ele será constituído a partir da imagem daqueles com os quais o seu percurso se irá desenvolver ou por outro lado atrasar.

1812 Visualizações 2 Total
1812 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.