Biografia de José Alberto Carvalho, um jornalista português que se destaca pelo trabalho desenvolvido como jornalista e pivô de televisão nos três principais canais de televisão portugueses: RTP, SIC e na TVI tendo também passado pela rádio, meio onde começou.
Nome completo: José Alberto dos Santos Carvalho
Data de nascimento: Nasceu no dia 12 de dezembro de 1967 (tem 50 anos)
Local de nascimento: freguesia de São Pedro de Alva, no concelho de Penacova, em Coimbra, Portugal.
Nacionalidade: Portuguesa
Ocupação: Locutor, Jornalista e Pivô de televisão
José Alberto dos Santos Carvalho, mais conhecido como José Alberto Carvalho, é um locutor, jornalista e pivô português nascido no dia 12 de dezembro de 1967 na freguesia de São Pedro de Alva, no concelho de Penacova, distrito de Coimbra, em Portugal. Tem 50 anos, é filho de Mário Borges Ribeiro de Carvalho, que é natural de Meda de Mouros, em Tábua e de Georgina Benido dos Santos, natural de Mouronho, também em Tábua. Estudou no liceu em Viseu e nos finais dos anos 80, período coincidente, começaram a surgir as primeiras estações emissoras de rádio pirata em Portugal. Nessa altura, a convite de um amigo fez uma experiência na Rádio no Ar, em Viseu e começou a gostar desse meio de comunicação. Na experiência que teve na Rádio no Ar, de Viseu, começou a dedicar-se a passar música e a fazer programas virados para o entretenimento. Esta experiência em rádio pirata e em rádio local serviu para se integrar no meio, começar a tomar gosto pela rádio, pela música e pelo entretenimento e a consequência foi desistir de seguir o curso de Medicina Veterinária e optar pela área da Comunicação.
Por conseguinte, José Alberto Carvalho mudou-se para a cidade do Porto a fim de se licenciar em Comunicação Social na Escola Superior de Jornalismo. Ainda no primeiro ano do curso participou num programa da Rádio Comercial e foi um dos seis apurados entre mais de quinhentos concorrentes em concurso. Ficou pela cidade do Porto onde começou a sua carreira na área da comunicação social tendo passado pela rádio Antena 1 e pela Rádio Nova, rádio onde foi um dos fundadores, numa época em que o Governo começou a legalizar as rádios locais. Em 1989, aos 22 anos, José Alberto de Carvalho trabalhava na TSF Rádio Jornal e no mesmo ano passou para a Rádio Nova. Ainda em 1989 viajou até África do Sul, em trabalho, para fazer a cobertura das eleições num trabalho realizado em conjunto com a Rádio Nova e a rádio TSF.
Na RTP – Rádio e Televisão de Portugal – delegação do Porto, apreciaram o trabalho desenvolvido por José na África do Sul e convidaram-no para experimentar fazer televisão na RTP. Na RTP – Rádio e Televisão de Portugal –, durante um ano e meio fez reportagens e apresentou o “Jornal da Tarde” e o programa “Bom Dia” entre as sete e as nove da manhã, diariamente. Em 1992 surgiu um convite por parte de Emídio Rangel para que José Alberto Carvalho integrasse um novo canal televisivo português, um canal de televisão privado: a SIC – Sociedade Independente de Comunicação. Depois de aceitar o convite de Emídio Rangel, José Alberto Carvalho mudou-se do Porto para Lisboa, da RTP para a SIC, onde ajudou a fundar um novo canal de televisão em Portugal. Começou a ganhar notoriedade ao apresentar o noticiário do canal à hora do jantar ao mesmo tempo que continuou a fazer reportagens e esteve em Timor, ao serviço da SIC. Foi mentor do site da SIC, um projeto para o qual contribuiu bastante. Nesses anos foi várias vezes distinguido com o Globo de Ouro como melhor pivô da televisão em Portugal.
Nos finais de 2001 regressou à RTP para ocupar um cargo de chefia e apresentar paralelamente os telejornais da noite e outros programas de informação. Foi diretor de informação da RTP até fevereiro de 2011, apresentou o “Telejornal” e criou vários programas tais como “Reportagens Positivas” e “30 Minutos”. Em 2011 foi anunciado que José Alberto Carvalho iria começar a trabalhar na TVI como novo Diretor de Informação. Atualmente continua na TVI, onde apresenta o “Jornal das 8” em conjunto com Judite de Sousa. Em 2015 deixou o cargo de Diretor de Informação para assumir a direção do Comité Editorial do Grupo Media Capital, proprietário da TVI. Além de locutor, jornalista e pivô televisivo, José Alberto Carvalho é também professor na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa.