Plano de Saúde (Conceito, Definição, Significado, O que é)

O que é um Plano de Saúde; quais as modalidades de planos de saúde disponíveis; exemplos de planos de saúde disponíveis no Brasil…

O que é um Plano de Saúde

Um Plano de Saúde é um serviço privado oferecido por empresas especializadas e que inclui uma rede de atendimento médico, laboratórios clínicos, cuidados de enfermagem ePlano de Saúde diversos outros serviços de saúde. Cada uma das ditas empresas especializadas tem a sua própria rede de atendimento, diferenciando-se quanto à cobertura e quanto à abrangência de serviços. Para ter acesso a um plano de saúde é necessário efetuar um pagamento periódico (em geral uma mensalidade), recebendo em contrapartida atendimento médico-hospitalar dentro da rede de prestadores convencionada pela operadora, também a preços convencionados.

Modalidades de Planos de Saúde

Existem diversas modalidades de planos de saúde, nomeadamente:

  • Individual: é um plano criado para uma única pessoa, sendo por norma a opção mais cara de todas. Devido ao elevado custo, e devido também à inflexibilidade contratual, é geralmente a menos procurada.
  • Familiar: é um plano contratado para atender toda uma família, podendo ser incluídos o casal, os filhos, pais e mães dos contratantes. Os valores são geralmente ajustados a fatores como o estilo de vida dos dependentes, a idade e as doenças pré-existentes.
  • Coletivo por adesão: é geralmente contratado por sindicatos e associações profissionais, sendo depois oferecido aos contribuintes e associados dessas instituições. Neste caso, o plano é preparado levando em contas as características do grupo assistido, e não as características individuais.
  • Empresarial: é um plano contratado por uma empresa pública ou privada para assistir os seus colaboradores (aos quais é descontado um montante do salário), sendo a empresa responsável por toda a gestão das contribuições dos contratos.

Exemplos de Planos de Saúde no Brasil

No Brasil existem numerosas entidades que oferecem Planos de Saúde (mais de mil). Apresentam-se de seguida alguns exemplos:

  • Amil: Possui cobertura em todo o Brasil, oferecendo soluções de contratação individual e planos empresariais coletivos. Destaca-se o facto de possuir uma frota de jatos e helicópteros num sistema de transporte inter-hospitalar certificado pela Joint Commission International.
  • Bradesco Saúde: Oferece apenas planos para empresas que abrangem grupos de três a 199 vidas e um outro para grupos como mais de 200 vidas.
  • Unimed: Possui mais de 1/3 dos planos de saúde existentes no Brasil, estando presente em todo o país, destacando-se também pelo facto de possuir 13 hospitais próprios.
  • SulAmérica: Oferece planos individuais e coletivos por adesão, atendendo pequenas, médias e grandes empresas em todas as regiões do Brasil.
107 Visualizações 1 Total
107 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.