Paralisia cerebral

Conceito de Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral (PC) caracteriza-se por uma lesão não progressiva e não hereditária do Sistema Nervoso Central, onde ocorre grande afeção do sistema motor, nas suas vertentes: postura, tónus e movimento. Estas três componentes encontram-se num equilíbrio interdependente o que faz com que, se uma delas for afetada, todas as outras também se alterem.

Os sinais e sintomas podem surgir numa fase pré, peri e pós-natal. Ao ocorrerem numa fase pré-natal as causas podem relacionar-se, por exemplo, com infeções maternas (ex: citomegalovírus), toxinas ou radiações. Já numa fase peri-natal as causas relacionam-se essencialmente com prematuridade, problemas durante o parto, hipoxia e/ou trauma pelo uso de fórceps. Se surgir numa fase pós-natal, pode dever-se a situações de traumatismo craneoencefálico, infecções e/ou problemas cardio-vasculares.

Relativamente à classificação, a Paralisia Cerebral pode ser enquadrada em dois tipos de sinais, os de mobilidade e os de tonicidade. Na classificação Topográfica tem-se em conta as partes do corpo que se encontram afetadas e na classificação Nosológica tem-se em conta a alteração de tónus. Assim sendo e, de acordo com a classificação Topográfica podem referir-se quadros de Hemiplegia (afeção de um hemicorpo), Diplegia (maior afeção dos membros inferiores), Tetraplegia (afeção dos quatro membros), Monoplegia (afeção de um membro), Triplegia (afeção de três membros) e Paraplegia ou Plegia (afeção total com presença ou não de alterações de sensibilidade). Em complemento, na classificação Nosológica podem especificar-se quadros Espásticos (aumento de tónus) Disquinéticos (associados a movimentos involuntários, coreotetose e distonia), Atáxicos (descoordenação e falta de equilíbrio) e Hipotónicos (redução de tónus).

A PC está muitas vezes associada a alterações cognitivas, deficiência mental ou outros síndromes, no entanto estes são alterações concomitantes à PC e não inerentes à mesma, pois esta afecta unicamente o movimento, postura, tónus e equilíbrio, potenciando dificuldades em tarefas sensório-motoras. Um individuo com esta patologia pode alcançar uma intervenção social igual a qualquer outro individuo, desde que com as adaptações e estratégias adequadas ao seu grau de afeção, quer motoras quer de interação, nomeadamente ao nível da mobilidade e comunicação.

1865 Visualizações 2 Total

References:

  • David, R. (2005). Child and Adolescent Neurology. Oxford: Blackwell Publishing. 2ªed.
  • Ferro, J. & Pimentel, J. (s.d.). Neurologia – Principios, Diagnóstico e Tratamento. LIDEl – Edições Técnicas.
  • Freed, D. (2000). Motor speech disorders. Diagnosis and Treatment. Canada: Singular, Thomson Learning.
  • Freeman, M. & Steven, J.B. (2006). Cerebral Palsy: A Complete Guide to Caragiving. Baltimor: The Johns Hopkins University Press. 2ªed.
  • Hinchcliffe, A. (2007). Children with cerebral palsy. A manual for therapists, parents and community workers. London: Sage publications.
  • Mundkur, C. (2005) Cerebral Palsy – Definition, Classification, Etiology and Early Diagnosis; Indian Journal of Pedriatric, India.
  • OMS & DGS (2003). CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – Classificação Detalhada com definições – Todas as categorias com as suas definições, inclusões e exclusões.
  • Miller & Bachrad. (2006) . Cerebral Palsy: A complete guide for caregiving, 2nd edition. Maryland: The Johns Hopkins University press.
  • Pinho, G. (1999). Paralisia Cerebral: Alterações e Atuação Fonoaudiológicas. Curitiba: CEFAC.
  • Strassburg, H.M. & Christos P. (2004). Cerebral Palsy: Principles and Management. Greece: Thieme.
  • Webb, W; Adler, R. (2008). Neurology for the speech and Language Pathologist. USA: Elsevier;
  • Wolraich, M. et al. (2008). Developmental-Behavioral Pediatrics: Evidence and Practice. Canada: Library of congress Cataloging. 1ªed.
1865 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.