Hideo Kojima

Realizador, escritor e produtor de videojogos é uma das personalidades mais influentes na indústria dos videojogos.

Hideo Kojima é um criador, realizador, escritor e produtor de videojogos sendo reconhecido como uma das personalidades mais influentes na indústria. Trabalhou durante vários anos na Konami Digital Entertainment e fundou a Kojima Productions em 2005. Desde 2015 que Hideo Kojima passou a trabalhar como produtor independente.

Kojima

Hideo Kojima ao lado do logótipo da Kojima Productions.

Nascido a 24 de Agosto de 1963, em Tóquio no Japão, desde muito cedo que aprendeu a orientar-se sozinho. Além de ser filho único o seu pai faleceu quando tinha apenas 13 anos de idade. Hideo Kojima desde cedo queria ser escritor e ilustrador, mas apesar da pressão da família para procurar uma carreira mais segura financeiramente, ele chegou a escrever e ilustrar algumas histórias que enviou para editoras, mas nunca foram aceites ou publicadas.

Durante os estudos em economia, Kojima passou muito do seu tempo livre a jogar videojogos, que na época eram um meio novo e com muito por explorar. A sua ambição em tornar-se um realizador de cinema, passou para o sonho de se tornar realizador de videojogos, vulgo game designer, para desagrado dos seus amigos e colegas que o desencorajavam em explorar esse meio ainda incerto. No entanto a sua mãe foi um forte apoio e influencia na sua decisão em continuar a procurar uma carreira na indústria dos videojogos.

Marcado pela perspectiva cinematográfica

Apesar dos primeiros anos de carreira repletos de ideias rejeitadas, a perseverança de Kojima foi mais forte de tal forma que viria a ser uma figura de referência. Hideo Kojima começou a trabalhar como game designer na Konami e o seu projecto de destaque começou por ser uma alteração a um título de acção e combate chamado “Metal Gear”. Kojima idealizou um jogo mais orientado para a acção furtiva, onde o objectivo era passar despercebido pelos inimigos, marcando o inicio de um novo género. Apesar das limitações da consola MSX, para a qual o jogo se encontrava a ser desenvolvido, Kojima conseguiu ultrapassar os problemas do jogo e torná-lo mais apelativo e consequentemente no inicio de um legado seu que viria a durar mais de 20 anos.

O interesse de Hideo Kojima em escrever guiões e realizar filmes demonstra uma enorme influencia cinematográfica que o ajudou na concepção dos seus jogos. As sequências cinemáticas, os diálogos e o desenvolvimento dos personagens viriam a ser parte integrante das narrativas contadas nos jogos dirigidos por Kojima. Os jogos de aventura Snatcher de 1988 e Policenauts de 1994, ambos realizados por Kojima, demonstram a sua forte tendência em explorar ambientes sci-fi e tecnologicamente avançados.

No entanto foi em 1998 com o lançamento de Metal Gearl Solid para a Playstation que a indústria viria a dar o reconhecimento merecido a Hideo Kojima e este tornou-se de imediato uma celebridade na industria dos videojogos. Kojima começou desde cedo a assinar os seus jogos, cultivando também uma identidade própria para si enquanto criador. Metal Gear Solid foi o terceiro jogo da saga principal de Metal Gear e trouxe ao mundo personagens como Solid Snake e Revolver Ocelot que ganharam vida ao serem interpretados por atores de voz como David Hayter e Patrick Zimmerman, respectivamente. A jogabilidade furtiva aliada aos ambientes tridimensionais e toda a carga dramática da narrativa recorrendo a longas sequências cinematográficas tornaram o jogo um sucesso de vendas e a própria franquia uma das mais bem sucedidas a nível mundial.

Metal Gear Solid deu origem a inúmeras sequelas para as consolas Playstation da Sony. Além da série Metal Gear, Hideo Kojima dirigiu e produziu também os jogos da saga Zone of the Enders para a PS2, Boktai para o Gameboy Advance e Castlevania: Lords of Shadow para PS3. Em 2011, Kojima foi promovido a Vice Presidente da Konami dando-lhe ainda mais controlo criativo sobre os seus projectos. Em 2015, após a produção atribulada de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, a Konami dispensou Hideo Kojima e este anunciou que a Kojima Productions se iria tornar um estúdio independente em parceria com a Sony Computer Entertainment.

502 Visualizações 1 Total
502 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.