SaaS, Software as a Service ou software como serviço, é uma forma de distribuição e comercialização de software cujo modelo implica que o fornecedor da ferramenta se responsabilize por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema, dos servidores à ligação e segurança da informação. O cliente, limita-se a utilizar o software através da Internet e a pagar um valor pelo serviço.
O Saas pode ser inteiramente disponibilizado via Internet (utilizando um browser) ou pode ter alguma instalação local (antivírus ou sistemas de backup), mas a sua principal característica é que o acesso aos dados e informações é online e não obriga à aquisição das licenças (o utilizador paga pelo uso como um serviço). Em alguns casos, o acesso a mais funcionalidades e volume de dados requer pagamento adicional.
De ressalvar que um SaaS pode possuir “Applications Programming Interfaces” para poder ser integrado com softwares externos.
Funcionamento
Um Software as a Service é um programa que não requer a instalação num computador, é usado como um serviço, pela Internet. Funciona como qualquer outro site na cloud (nuvem ou cloud computing), oferecendo serviços online, que antes somente eram possíveis através de programas específicos, devidamente instalados em máquinas.
Por outras palavras, um site que oferece um serviço online que poderia, facilmente, ser feito por um programa, é um SaaS.
Os Software as a Service podem ser pagos (exemplo: Microsoft Office 365) ou gratuitos (exemplo: Spotify ou do Gmail).
Situações em que é indicado o uso de um SaaS
O SaaS é indicado para empresas que não dispõem de espaço físico e servidores, pois o software fica disponível nos servidores do fornecedor.
A opção tem agradado a muitas pequenas e médias empresas porque ficam sujeitas apenas ao pagamento do que usam (quantidade de logins, armazenamento de dados, tráfego, funcionalidades necessárias, etc), o que lhes permite controlar os custos. Também é o modelo ideal para negócios que precisam de utilizar esses softwares por pouco tempo ou apenas em épocas específicas.
Vantagens do Software as a Service
- Menor investimento.
- Não exige a criação de uma estrutura física.
- A implementação é rápida e não requer grande esforço por parte das equipas de TI.
- É muito flexível, pois o utilizador pode aceder à sua conta de qualquer lugar, a qualquer hora, necessitando apenas de ter uma ligação à Internet.
- Permite uma abordagem gradual de implementação, podendo começar com poucas licenças e depois expandir-se conforme for obtendo retorno positivo do seu investimento, ou seja, é possível quer aumentar quer reduzir as licenças ao longo do tempo, de acordo com as necessidades do negócio.
- Tem um suporte técnico mais eficaz e rápido, através da Internet.
- Atualização constante, pois pela Internet qualquer alteração ao programa fica logo disponível.
- É seguro, ou seja, se o utilizador ficar sem o computador não perde os dados porque eles estão na aplicação online.
- Permite a partilha fácil de documentos com sócios, colegas, parceiros, contabilistas…
Mais sobre cloud computing
WaaS
WaaS (WLAN as a Service), em vez de oferecer um programa, oferece uma ligação wi-fi como serviço o que permite às empresas libertarem-se de preocupações com custos e manutenção de redes wi-fi, até porque atualmente, algumas empresas que oferecem o serviço de instalação, também oferecem o WaaS, que antes era uma preocupação exclusiva do cliente.
PaaS
PaaS (Platform as a Service) é uma modalidade em que o fornecedor disponibiliza uma plataforma para a empresa ser capaz de desenvolver, gerir ou hospedar os seus softwares. Se uma empresa precisa de um ambiente seguro, eficiente e com boa infraestrutura para utilizar os seus programas, pode consegui-lo com um PaaS.
IaaS
IaaS (Infrastructure as a Service) é um serviço que entrega recursos a nível de infraestrutura que podem incluir capacidade de rede, servidores, quantidade de dados e espaço de armazenamento.
CaaS
CaaS (Communication as a servisse) é um sistema de comunicação como serviço que contempla as comunicações que são fornecidas diretamente na cloud. O provedor de serviços disponibiliza ao cliente um conjunto de ferramentas, tais como: videoconferência, VoIP, PBX, VPN, chat online, etc.