Modelação 3D

Modelação 3D é o processo de criar representações tridimensionais de superfícies, personagens e objetos através da manipulação de polignos, pontos e vértices dentro de um espaço virtual.

Modelação 3D é o processo de criar representações tridimensionais de superfícies, personagens e objetos através da manipulação de polignos, pontos e vértices dentro de um espaço virtual. Esta técnica é usada em vários campos de computação gráfica, entretenimento, design, efeitos visuais, videojogos, publicidade e outros.

Os modelos 3D podem ser criados de raiz através de formas básicas como cubos, esferas e cones ou com recurso ao escaneamento de objetos reais que são automaticamente construidos digitalmente dentro do software 3D. O processo é complexo e demorado sendo uma forma de escultura que requer muitas horas de investimento na sua aprendizagem.

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Animação e videojogos

Ás áreas da animação e videojogos são os que mais precisam de modeladores 3D para criar os modelos que serão posteriormente animados. Um modelador 3D não assume necessariamente a animação dos objetos ou personagens criados por si. Os processos de modelação são variados conforme o objetivo e as capacidades do software.
Um videojogo ou filme de animação contém um grande numero de objetos 3D que podem ser manipulados de forma independente, podendo ser animados ou não. A facilidade com que se podem copiar objetos e alterar apenas zonas especificas do mesmo permite acelerar o processo na produção de grande áreas onde alguns objetos são reutilizados após pequenas alterações.

Alguns filmes de animação em 2D utilizam objetos tridimensionais nos quais são aplicados uma cama bidimensional para dar o efeito de animação tradicional. Nos filmes de imagem real os elementos criados através de computador em 3D vieram substituir muitos dos efeitos especiais tradicionais e elementos cénicos como cenários e maquilhagem. Filmes como Sky Captain ou Sin City fazem uso de variadíssimos elementos tridimensionais muitas vezes estando apenas os atores inseridos num cenário coberto por painéis verdes onde são aplicados digitalmente os efeitos em 3D. Os filmes Star Wars também receberam tratamentos adicionais onde foram adicionados personagens em 3D.

No campo da medicina a modelação 3D em servido para criar modelos detalhados de órgãos humanos, tanto para criação de diagnósticos como para simulação de intervenções cirúrgicas. A monitorização de fetos em mulheres grávidas também já faz uso da tecnologia 3D. Na mecânica e engenharia a modelação 3D também auxilia na criação de moldes para peças e desenvolvimento de novas estruturas e dispositivos. Na arquitetura o design do planeamento urbano também é auxiliado pela modelação 3D para a criação de maquetas de novos projetos municipais.

Vários métodos

Os métodos de modelação 3D podem ser primitivos no caso dos projetos que começam com formas básicas e cálculos geométricos. Modelação por polignos, método que envolve a ligação de pontos ou vértices que permitem uma manipulação mais rápida embora dificulte a produção de geometrias curvas. E a modelação por NURBS (Non uniform rational beizer spline) que permite criar automaticamente figuras com curvas e linhas angulosas sendo que na sua aplicação avançada permite alcançar figuras vividas e mais realistas.

Os programas de 3D mais utilizados são os Maya e 3DS Max, ambos com licenças pagas, no caso das licenças gratuitas um dos mais populares é o Blender. Independentemente das suas especificações são programas que utilizam bases semelhantes embora variem na forma como facilitam a execução de processos mais ou menos complicados

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