Blender

Blender é um software gratuito de modelação e animação tridimensional.

Blender é um software gratuito de modelação e animação tridimensional distribuído em formato open source. O programa não precisa de ser instalado e desempenha várias funções ligadas à manipulação de objetos em 3D como a modelação, rigging, texturização, animação, simulação de fluidos, fumo e partículas, renderização, composição e deteção de movimentos, assim como edição de vídeo e criação de videojogos num motor de jogo integrado.

blenr

A interface do software Blender.

Um Projecto Open Source

A primeira versão do Blender foi criado em 1995 como ferramenta de trabalho do estúdio de animação holandês Neo Geo. Os criadores Ton Roosendaal e Frank van Beek fundaram a Not a Number Technologies depois da venda da Neo Geo e continuaram a desenvolver o Blender até 2002 quando a empresa declarou falência.

Nesse mesmo ano, Roosendaal iniciou uma campanha de angariação de fundos chamada “Free Blender” que em apenas 3 meses reuniu os fundos necessários para concluir o projeto e distribuído de forma gratuita para todo o mundo, incluindo o seu código fonte. Atualmente o Blender é gratuito e continua a ser melhorado tanto pelos criadores como pela própria comunidade. O nome “Blender” foi inspirado numa musica da banda Yello.

Os utilizadores do Blender com conhecimentos avançados de programação utilizam a linguagem Python para melhorar a aplicação e desenvolver ferramentas especializadas que são depois incluídas em novas versões do programa. O Blender funciona em diversas plataformas como Linux, Windows e Macintosh. A interface OpenGL garante uma experiência consistente e a apresentação visual aproxima-se inclusive de outros softwares pagos como o 3D Studio Max ou o Maya.

O Blender é usado tanto por curiosos como por pequenos estúdios sendo um software gratuito autorizado a fins comerciais. Embora não seja um software pago, a fundação incentiva a que as pessoas contribuam para melhorar o programa seja através de correções no código, desenvolvimento de novas funcionalidades, investimento financeiro e participação ativa na discussão entre utilizadores.

Centenas de profissionais do entretenimento e ensino sejam animadores, modeladores, editores, professores, programadores e até cientistas, mantêm o interesse em melhorar o software e mesmo com uma pequena equipa dedicada na Blender Foundation a verdade é que o programa depende totalmente da comunidade global online.

525 Visualizações 1 Total
525 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.