Meta Description é uma tag do código HTML de uma página da Internet que resume o assunto que será abordado.
Por outras palavras, Meta Description é um pequeno texto com cerca de 156 caracteres, sob a forma de código HTML (HyperText Markup Language), que faz o resumo do tema principal do site (ou da página em causa), ou seja, é a descrição sucinta de um ficheiro HTML ou de uma página da Internet.
Por ser um resumo, precisa de ser interessante e objetivo, mas agradável que baste de forma a instigar o leitor a clicar no link e aceder à página. O seu objetivo é precisamente despertar a atenção de forma rápida.
A Meta Description começou por ter um número de caracteres relativamente curto. Em 2015, por exemplo, eram raros os casos de meta descriptions presentes no Google com mais de 155 caracteres, mas no final desse ano o comprimento médio das meta descriptions aumentou para cerca de 230 caracteres, sendo estes textos mais descritivos e úteis do que os textos das meta descriptions com menos palavras.
Onde aparece a Meta Description?
Nos resultados de pesquisa do Google e nas redes sociais, a Meta Description é aquele texto descritivo que aparece logo por baixo do respetivo endereço do site e do título, servindo-lhe como complemento através de informações relevantes que despertem o interesse do utilizador em visitar a página e permitem perceber sobre o que fala o link em que vai (ou não) clicar.
A Meta Description não fica visível para o visitante da página da Internet (só aparece no código), mas é uma das primeiras informações que o Google – e outros motores de pesquisa – recolhem sobre um site e utilizam para classificá-lo, ou seja, para dar ao utilizador final mais informação. Assim, a Meta Description é considerada um elemento chave numa estratégia de SEO (Search Engine Optimization), complementando o uso de palavras-chave ou keywords. E isto apesar do Google se reservar ao direto de utilizar ou não as descrições concebidas pelo webmaster. Quando as utiliza, as qualidades da Meta Description são capazes de influenciar decisivamente o leitor a clicar ou não num link.
De ressalvar que quando um utilizador faz uma pesquisa com uma palavra-chave que esteja contida no texto da Meta Description, ela aparecerá a bold (a negrito) para chamar a atenção e, claro, aumentar as hipóteses do link ser clicado.
Por que se deve usar Meta Description?
Quando uma empresa ou um particular cria um site ou um blog ou simplesmente elabora um novo conteúdo para a web (para divulgação de ideias, produtos, serviços, críticas, reflexões…) espera que esse conteúdo seja conhecido e visitado pelo maior número de pessoas possível. Ora, para atingir esse objetivo sem investir em publicidade paga, devem-se usar técnicas de SEO, otimizando os documentos. Esta é, na verdade, a forma que o Marketing Digital usa para tentar posicionar nos primeiros lugares orgânicos dos motores de pesquisa, um site ou um blog.
Apesar de hoje em dia existirem outros critérios de avaliação de um site além da Meta Description, uma empresa que desista de ter uma descrição devidamente atualizada pode perder novos visitantes. Para mais, se não se aplicarem meta descriptions, o Google vai usar as meta keywords – palavras-chave – e para qualquer utilizador é muito mais fácil, credível e intuitivo ler um texto curto e claro a descrever o site do que ler um conjunto de palavras-chave avulso. E o mesmo acontece com os utilizadores de redes sociais. Também o Facebook, por exemplo, usa Meta Description do site para fazer uma descrição do mesmo quando o respetivo endereço é partilhado. Assim, se um amigo partilha um site, um bom resumo por baixo do link consegue ser mais apelativo do que várias keywords, apenas.
Principais vantagens da utilização de Meta Description
- Atrai mais visitantes a uma página da Internet.
- Serve como fonte de informação para os utilizadores antes de clicarem num link nos resultados da pesquisa ou nas redes sociais, pois descreve o conteúdo de uma página.
- Diminui a chamada taxa de rejeição de uma página da Internet porque evita que os leitores entrem num site e se sintam defraudados, ou seja, não encontrem o que esperavam.
- Mostra ao Google – e a outros motores de pesquisa – que o site é relevante e interessante.
Como compor uma Meta Description?
A Meta Description deve ser relevante, deve de ser de leitura fácil, incluir as palavras-chave mais importantes para a página em questão, conter marcas, modelos e números (se aplicável) e ser única para cada página de forma a evitar que as páginas sejam identificadas como conteúdo duplicado ou não original pelos motores de pesquisa.
Como o Google, à partida, só vai mostrar os primeiros 156 caracteres da Meta Description, deve-se ainda aproveitar ao máximo o espaço disponível para escrever algo que seduza o potencial visitante, informando, mas também aguçando a curiosidade ou demonstrando os benefícios (de determinado produto ou serviço, por exemplo) ao leitor. Deve ser de tal forma atrativa que o utilizador não resista a dar um clique no link.