Fórum de discussão

Noção, tipos, constituição, vantagens e desvantagens de um fórum de discussão

Fórum de discussão é uma ferramenta usada em páginas da Internet destinada a promover o debate entre utilizadores, através da publicação de mensagens sobre o mesmo tema.

 

O fórum é um espaço utilizado como local para interação entre pessoas que desejam discutir um problema específico ou um tema em particular e, apesar desta expressão estar muito ligada ao mundo virtual, a verdade é que um fórum de discussão pode ser um espaço físico em que os indivíduos se reúnem presencialmente. Aliás, tradicionalmente, na sociedade romana, um fórum era um lugar onde se estabelecia o mercado localizado numa das quatro entradas da cidade e onde eram discutidos temas de índole política, religiosa, judicial, social, administrativa e económica.

Hoje em dia, fórum de discussão é qualquer espaço mais ou menos informal em que se reúnem especialistas ou interessados sobre algum tema em particular e que estabelecem debates.

 

Atualmente o conceito de fórum de discussão está muito ligado à Internet e tem a ver com os espaços de discussões online que são utilizados para o intercâmbio de mensagens e opiniões em torno de aplicações e software, problemas sociais, grupos de fãs e outros.

Os fóruns de discussão virtuais, regra geral, possuem duas divisões organizacionais: a primeira por assunto e a segunda por tópicos dentro desse assunto. Assim, as mensagens dos utilizadores ficam ordenadas de forma decrescente por data, da mesma forma que os tópicos ficam ordenados pela data da última publicação. Por outras palavras, as mensagens ficam ordenadas da data mais recente para a mais antiga.

 

Tipos de fórum de discussão

Existem dois tipos de fórum de discussão, público e privado, mas ambos são locais por excelência para a reunião e troca de ideias e experiências sobre diversos temas.

Os fóruns que ocorrem a nível público e internacional, servem, por exemplo, para reunir líderes e especialistas mundiais sobre temas políticos, ambientais, sociais, etc. Os fóruns que decorrem a portas fechadas, reúnem menos pessoas e costumam dedicar-se a temas mais específicos, por exemplo relacionados com áreas educativas.

 

Constituição e principais características dos fóruns de discussão

Um fórum costuma ter um administrador, um moderador e, claro, participantes. O ou os administradores têm como função moderar o fórum, bem como atribuir funções de moderadores a utilizadores, sendo que os moderadores têm como função auxiliar os utilizadores e controlar as mensagens adequadas. Pode ainda existir um censor de palavras, ou seja, uma pessoa que censura e substitui determinadas palavras, podendo, por exemplo, substituir palavras inapropriadas ou grosseiras, como asneiras, por outras palavras mais corretas.

Os fóruns de discussão mantêm uma ou mais sessões de partilha de ideias e podem ou não dispor de um tema inicial para debate. Nestas sessões há que seguir normas e regras de bom funcionamento para que o ambiente seja o de um diálogo ou debate salutar e produtivo.

De ressalvar que nos fóruns de discussão, também podem ser enviadas mensagens privadas para um ou vários membros, bem como anexos que podem ser descarregados através de download.

 

Principais vantagens de um fórum de discussão

 

  • Fácil acesso.
  • Permite aos utilizadores expressar questões e dúvidas.
  • Possibilita a análise de várias questões e a troca de opiniões.
  • Permite uma organização de ideias.
  • Alarga o conhecimento sobre determinado tema.
  • Esclarece dúvidas.
  • Maximiza a interação entre utilizadores, inclusive entre uma empresa e os seus clientes.
  • Aparece mais frequentemente em ferramentas de pesquisa, pois um fórum de discussão ativo tem muito conteúdo para indexação.

 

Principais desvantagens de um fórum de discussão

 

  • Obriga a muita manutenção.
  • Não prescinde de moderação.
  • Pode ter de lidar com mensagens negativas e até ofensivas.
  • Tem de estar sempre ativo, pelo que manter um fórum de discussão é um trabalho contínuo.

 

Processo de registo

Normalmente, o processo de registo num fórum de discussão envolve verificação da idade do utilizador (nalguns tem de ter mais de 13 anos, noutros mais de 18). É também necessária uma declaração dos termos de serviço (entre outros documentos) que deve ser aceite para que o utilizador se possa registar. De seguida, o utilizador preenche um formulário de registo (onde deve facultar um nome de utilizador, senha, email, etc).

A grande maioria dos fóruns de discussão exige que o visitante se registe para poder publicar os seus comentários.

1521 Visualizações 1 Total
1521 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.