Dropbox é um serviço de sincronização e de armazenamento de dados em nuvem (cloud computing) que também serve para salvar e partilhar arquivos em servidores online.
Como funciona o Dropbox?
O serviço Dropbox é da empresa Dropbox Inc., sediada na califórnia, EUA.
Em primeiro lugar, a empresa responsável pelo programa disponibiliza centrais de computadores que armazenam os arquivos dos seus clientes. Depois, após os arquivos terem sido devidamente copiados para os servidores da Dropbox Inc., ficam acessíveis a partir de qualquer lugar, desde que haja acesso à Internet. O objetivo é manter arquivos sincronizados entre dois ou mais computadores que tenham o aplicativo instalado. Além da sincronização dos arquivos, o Dropbox mantém as versões anteriores, permitindo que o utilizador regresse a uma versão mais antiga dos seus dados.
O programa está disponível para download em computadores com Windows, Mac, Linux e Chrome, além de também ser possível aceder ao aplicativo através de apps para Android, iOS, Windows Phone e Blackberry. E é ainda possível gerir todos os arquivos através de um website seguro.
O Dropbox é um serviço freemium, ou seja, o utilizador tem a opção de o usar de forma gratuita ou pagar para obter algumas funções extras.
Gratuitamente o serviço permite o armazenamento remoto de 2GB de arquivos e pode ter até 1TB se se optar por um plano pago. A diferença das contas gratuitas para as contas pagas está apenas no espaço disponível para os dados, mas a empresa também lançou um modelo de marketing onde quem traz amigos para usar o produto ganha mais espaço.
Um pouco de história…
A ideia do Dropbox surgiu quando Drew Houston, um dos seus criadores, se esqueceu de uma pendrive numa consultoria. Na tentativa de evitar desastres futuros semelhantes, Houston começou a escrever um código que futuramente viria a chamar-se Dropbox. Além do episódio da pen, Houston também deseja encontrar uma solução para não ter de abrir constantemente o email para consultar documentos e anexar arquivos para poder aceder a eles mais tarde. Porém, em vez de resolver um problema pessoal, resolveu um problema geral. Em conjunto com um colega, Arash Ferdowsi, desenvolveu o produto que em 2008 estava pronto a ser comercializado. O sucesso foi imediato e a empresa Dropbox Inc. cresceu rapidamente. Em 2011 estabeleceu um contrato com a japonesa Sony Ericsson de forma a que o seu software fosse pré-instalado nos dispositivos da marca. Nesse mesmo ano o Dropbox atingia mais de 50 milhões de utilizadores.
Principais funcionalidades do Dropbox
Acessibilidade
O Dropbox é um lugar seguro para documentos, fotos, vídeos e outros arquivos. Além de os guardar, permite ao utilizador aceder aos mesmos de qualquer lugar com acesso à Internet e simplifica a partilha de informação com outras pessoas.
Qualquer arquivo que seja adicionado ao Dropbox, é automaticamente exibido em todos os equipamentos do utilizador: computador, smartphone, tablet e até mesmo no site do Dropbox.
Partilha
O Dropbox possibilita e simplifica a partilha de arquivos com outras pessoas, independentemente do dispositivo que se esteja a usar. Numa reunião de trabalho, por exemplo, o utilizador pode partilhar no imediato, com colegas, informações que tenha guardado neste serviço.
Segurança
Os arquivos que um utilizador coloca no Dropbox são privados e só ele pode controlar a partilha.
O Dropbox armazena todos os arquivos com criptografia 256-bit AES. Além disso, permite adicionar uma camada extra de proteção às contas com a chamada verificação em dois passos.
Como criar uma conta?
Aceder ao site Dropbox.com, preencher os campos necessários com as informações de utilizador e selecionar a opção que mostra que concorda com os termos de utilização do serviço. Depois é só clicar em “registre-se gratuitamente” e fazer download do programa, de acordo com o sistema operativo que usa para sincronizar os arquivos com a nuvem.
Como partilhar arquivos ou pastas com outras pessoas?
Com a pasta aberta no Dropbox, o utilizador deve clicar com o botão direito do rato sobre o arquivo ou pasta que quer partilhar e selecionar “partilhar”, colocando de seguida o email da pessoa ou das pessoas que irão aceder aos arquivos e clicando em “convite” para finalizar. Só o documento que o utilizador selecionou será partilhado, o resto da informação fica em sigilo.