Um BrandBook, consiste num livro de orientação interna sobre a essência de uma marca, a sua essência e os seus valores e consiste na última fase da criação do branding e do marketing corporativo. O BrandBook, hoje em dia, representa uma importante evolução na forma de apresentar a identidade visual da imagem e ADN de uma marca. Ele retrata os valores e os conceitos que os elementos de uma marca, como o logótipo, as cores, fotos e disposições procuram transmitir na comunicação de marca.
O Brandbook é um documento exclusivo da marca, que apresenta todos os aspectos tangíveis e intangíveis e deve ser capaz de orientar a estratégia da empresa para qualquer pessoa, com a finalidade de construir vínculos emocionais através de uma comunicação e imagem harmonização, coerente e estruturada de acordo com os objectivos de marketing da marca.
Os principais objectivos de um BrandBook são:
- Padronizar a identidade da marca, expressando com claridade toda a sua essência, como ela deve ser e como deve comunicar;
- Apresentar a marca de forma clara e eficiente, passando um melhor entendimento dos valores retratados pela identidade visual e todo o seu universo/ecossistema;
- Assegurar as suas características, solidez e essência, em diferentes formatos: mesmo que tenha de sofrer alterações, a marca deve manter sua essência. Formatos distintos possuem condições, variações e proibições. O manual deve considerar tudo isso para apresentar o melhor resultado;
- Ajudar no desenvolvimento (e expressão) de uma cultura organizacional; educar e inspirar colaboradores, parceiros, sócios e demais stakeholders;
- Guiar as decisões estratégicas e servir como norte para todo planeamento de marketing e comunicacional;
O Brandbook é desenvolvido para orientar e gerir o uso de diferentes ferramentas e pontos de contacto na construção da imagem e percepção da marca, podendo conter com:
- Guia de gestão – Informações e direccionamentos do posicionamento, plataforma, crenças de marca, missão, visão valores, DNA e modelo de gestão de marca.
- Photobrief – Guia para orientar a produção ou selecção em bancos de imagens de fotografias para peças gráficas e digitais.
- Tom de voz – Guia de redacção que orienta a produção de textos da marca, definindo temas principais, pessoa e estilo de redacção.
- Linguagem da marca – Normas, directrizes e orientações para produção de comunicação da marca.
Padrões de ambientação – Guia de orientação sobre projectos de ambientação, arquitectura e decoração dos espaços corporativos.
O BrandBook pode conter desde a essência da marca, sua origem, definições, associações, personalidade e propósitos até os elementos dos quais a marca se apropria para tornar tangível ou interpretável essas questões abstractas. Este guia é um valioso documento para qualquer empresa ou marca, pois nele se expressa e transmite toda a identidade que aos olhos dos consumidores a vão diferenciar da concorrência.
O BrandBook é um guia representativo da marca, nele fica exposto todos os elementos que descrevem todo o universo da marca, os seus valores consolidados, a essência de seus produtos, retratando os valores e conceitos de cores utilizadas, como estão dispostas, o que o logo representa, como e o que os elementos visuais utilizados pela empresa querem comunicar e como utilizar.
É importante salientar que um BrandBook e um Manual de Identidade Visual, não é exactamente a mesma coisa, porém, podem estar inseridos dentro do mesmo documento, juntos, ou podem ser apresentados por separado, em dois documentos completamente diferentes.
O manual de identidade visual, normalmente, trata apenas das questões técnicas da aplicação do logótipo e dos seus elementos, as regras básicas para a utilização do logótipo de marca. Enquanto o BrandBook, vai mais fundo e tem a função de registar toda a essência da marca em todas as suas instâncias para que esta seja compreendida e se mantenha coerente em todas o seu universo.
- Manual de Identidade Visual ou Manual de Identidade da Marca: É um manual com normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização dos itens que compõem a identidade de uma determinada marca, o logótipo e as suas variantes.
- BrandBook ou Manual de Marca: é um manual que expressa e detalha a identidade da marca quanto à sua: cultura, essência, valores, história, definição da personalidade, tom de voz, identidade fotográfica, identidade verbal, arquitectura de marca, posicionamento, naming, conjunto de associações, storytelling, etc. Deve expressar tudo isso de maneira clara e capaz de marca e inspirar o leitor (seja ele um colaborador, parceiro, sócio, cliente, fornecedor, etc…)
Na minha opinião, profissional e pessoal, eu sou adepta de conjugar este dois guias em um único documento, pois acredito que ambos se complementam mutuamente e ajudam a compreensão externa do Universo da Marca.
References:
ALMEIDA, Daylton. Rebrand: Um guia sobre redesing de identidades visuais. Rio de Janeiro: Dia Comunicação, 2014.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.
MARTIN, Roger. Design de Negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MARTINS, José Roberto. Branding – Um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 3 ed. São Paulo: Global Brands, 2006.
PHILLIPS, Peter L. Briefing: A Gestão do Projeto de Design. São Paulo: Blucher, 2004.
RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico. 8 ed. Brasília: LGE, 2003.