Artigo é um termo que pode ter significados diferentes consoante a área em que é aplicado: da gramática, passando pelo jornalismo, comércio e terminando no setor jurídico.
Artigo em Gramática
Na gramática portuguesa, artigo é uma palavra variável que antecede o substantivo e indica o género (masculino ou feminino) e o número (singular ou plural). Os artigos podem ser definidos ou indefinidos.
-
Definidos
Identificam o substantivo de maneira precisa: o, a, os, as.
Exemplo: “A mãe levou os filhos à escola”
-
Indefinidos
Referem o substantivo de maneira vaga: um, uma, uns, umas.
Exemplo: “O Manuel comprou um casaco e uma camisa”
Artigo em Jornalismo
Em Jornalismo, artigo é uma publicação escrita para um jornal, revista ou mesmo para a Internet. O artigo em comunicação social também pode ser uma mensagem veiculada através da rádio ou televisão.
São vários os temas que os artigos de jornalismo podem versar e normalmente são textos mais extensos do que as notícias.
De ressalvar que o chamado artigo de fundo em jornalismo é o texto principal de uma edição de um jornal ou revista, que ocupa uma posição de destaque e que geralmente expressa a opinião do diretor, editor ou chefe de redação.
Existem ainda artigos académicos e artigos científicos que se caracterizam por uma maior componente técnica e descritiva, servindo normalmente para apresentar dados resultantes de uma pesquisa realizada seguindo um método científico.
Artigo em Comércio
Em negócios, artigo é uma unidade de produto ou mercadoria, objeto de compra ou venda.
Exemplo: “Os artigos desta loja têm bastante qualidade”.
Artigo em Direito
No setor jurídico, mais especificamente nas leis, decretos e códigos, artigo significa uma divisão/numeração do texto.
Exemplo: “Art. 2º do Código Civil”