Conceito de Planeamento Operacional
O plano operacional contém os detalhes da forma como deverá ser implementado o plano estratégico no dia-a-dia da organização. Geralmente é efectuado pelos gestores intermédios, com a colaboração dos supervisores. Os planos operacionais podem dar origem a dois tipos de planos:
- Planos de uso unitário, utilizados em situações que ocorrem apenas uma vez ou apenas ocasionalmente e para resolver problemas não repetitivos. Incluem os programas (especificação dos objectivos, passos a efectuar, ordenação cronológica, definição dos prazos de execução e atribuição das responsabilidades), projectos (porções pequenas e isoladas dos programas) e respectivos orçamentos (quantificação dos recursos financeiros necessários).
- Planos duradouros, utilizados em situações que ocorrem de forma repetitiva no dia-a-dia da organização. Incluem as políticas (estabelecem as linhas gerais a seguir na tomada de decisões), procedimentos (contêm os detalhes da forma de actuação, incluindo prazos, em determinadas situações) e regras (contêm os detalhes da forma de actuar face a situações específicas) da organização.
4033 Visualizações 1 Total