Método ABC

Método ABC – O método, ou sistema ABC (Activity-Based Costing) é uma técnica ou método contabilístico, desenvolvido por Robert Kaplan e Cooper em Harvard…

Método ABC

O método, ou sistema ABC (Activity-Based Costing) é uma técnica ou método contabilístico, desenvolvido por Robert Kaplan e Cooper em Harvard em meados da década de 80 sendo aplicado na contabilidade analítica com o objectivo de garantir uma correcta imputação de todos os custos, incluindo os custos indirectos às actividades que estão na sua origem. A utilização do método ABC permite às organizações determinarem os custos associados a cada actividade, segmento, área ou produto (ou seja, a cada centro de custos) e, desta forma, avaliar a rentabilidade ou contribuição de cada centro de custos para a rentabilidade da empresa como um todo.

Os custos são analisados, associando-se as actividades aos produtos ou serviços com base na procura por tais actividades pelo produto ou serviço durante o processo de produção. De facto, o método ABC demonstra a relação entre Recursos consumidos (o que foi gasto: água, energia, salários, matérias-primas, etc.), Actividades executadas (onde foi gasto: produção, informática, vendas, serviços pós-venda, etc.) e Objectos de Custo ou Outputs (para que foi gasto: produto A, Produto B, Actividade C, etc.).

Enquanto nos métodos tradicionais utilizados na contabilidade analítica a alocação dos custos é efectuada através de critérios de rateios limitados (geralmente quantidade produzida ou vendida), no método ABC existe uma multiplicidade de critérios (denominados de direccionadores de custos ou cost drivers) cada qual específico à actividade (custo) a que se relaciona. O direccionador de custos (cost driver) representa a causa do volume de recursos consumidos pela actividade.

3432 Visualizações 1 Total
3432 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.