Lean

Conceito de Lean: O termo Lean, que textualmente significa “enxuto”, designa um conjunto integrado de princípios, técnicas e ferramentas que levam à busca permanente da perfeição na…

Conceito de Lean

O termo Lean, que textualmente significa “enxuto”, designa um conjunto integrado de princípios, técnicas e ferramentas que levam à busca permanente da perfeição na criação de valor para o cliente (a designada melhoria contínua). O seu objetivo é tornar as empresas mais competitivas, mediante a aposta na redução de custos, melhoria da qualidade e aumento da satisfação do cliente. Para isso são respeitados alguns princípios base relacionados com a criação de valor percebido para o cliente e utilizadas uma série de ferramentas de gestão com vista à redução de desperdícios e à eliminação de defeitos como o Kanban, o Value stream mapping (VSM), a metodologia dos 5S, o Total Productive Maintenance (TPM), o Poka-Yoke, entre outros. Apesar da maioria destas ferramentas terem sido inicialmente desenvolvidas para serem utilizadas em empresas industriais, é aceite atualmente a sua utilização em todo o tipo de organizações, quaisquer que sejam os setores de atividade em que atuem (banca, serviços de saúde, comércio a retalho, tecnologias de informação, etc.) ou a sua dimensão. É por essa razão que a expressão original “lean manufacturing” (produção lean) foi sendo gradualmente substituída por “lean thinking” (pensamento lean) e por “lean managing” (gestão lean) ou simplesmente “lean”.

821 Visualizações 1 Total
821 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.