Afetação Eficaz

A expressão afectação eficaz designa a utilização dos recursos de forma a atingir os objectivos, correspondendo à principal razão para a necessidade (…)

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Conceito de Afetação Eficaz

No âmbito da gestão e das ciências económicas em geral, a expressão afetação eficaz designa a adequada utilização dos recursos organizacionais de forma a atingir o melhor possível os objetivos. É esta procura da afetação eficaz dos recurso colocados à disposição da organização que justifica a existência da própria gestão e que determina a sua qualidade. Tal justifica-se pelo facto dos recursos organizacionais serem, por definição, escassos, daí que a sua alocação (termo é aqui utilizado como a aplicação ou utilização de factores mediante de uma determinada combinação ou processo) deva ser efectuada eficazmente de forma a que a probabilidade de atingir os objectivos pré-definidos seja a maior possível.

O conceito de afetação distingue-se do conceito de eficiência, também ele utilizado para qualificar a gestão: enquanto a eficácia coloca a ênfase nos resultados obtidos, a eficiência coloca a ênfase na adequada utilização dos recursos. Esta distinção pode ser sintetizada em duas frases: “gerir eficazmente é atingir os objetivos” e “gerir eficientemente é utilizar adequadamente os recursos”.

2743 Visualizações 1 Total
2743 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.