Rating (Notação de)

O termo Rating é utilizado para designar a classificação de uma empresa ou instituição (ou até mesmo país) em termos de risco de crédito, mediante a (…)

Conceito de Rating

O termo Rating (ou Notação de Rating) é utilizado para designar a classificação de uma empresa ou instituição (ou até mesmo país) em termos de risco de crédito, mediante a utilização de uma escala pré-definida de atributos e qualificações. A avaliação de risco pode incidir genericamente sobre uma empresa ou instituição, tendo em conta a sua situação económica e financeira e a sua capacidade e perspectivas de gerar lucros, ou apenas especificamente sobre o seu risco de crédito medido pela sua capacidade em cumprir o serviço com as dívidas. A notação de rating é, desta forma, um instrumento de extrema relevância para o mercado na medida em que fornece aos potenciais credores uma opinião independente sobre o risco de crédito.

.

Agências de Rating

Devido à resistência de muitos investidores e credores em investirem ou financiarem empresas ou operações sem conhecerem o seu rating, muitas empresas pagam para ter as suas dívidas classificadas em termos de risco de crédito. As principais empresas que prestam esse serviço à escala global são as norte-americanas Moody’s, Standard & Poors (S&P) e a Fitch.

5244 Visualizações 1 Total
5244 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.