C – Notação de Rating (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de C (notação de rating) – A letra C é a letra utilizada em notação de rating pelas agências de rating Standard & Poor e Moddy’s para (…)

Notação AAA (Rating)

Conceito de C – Notação de Rating

A letra C é a letra utilizada em notação de rating pelas agências de rating Standard & Poor, Fitch e Moddy’s para caracterizar os títulos mobiliários de mais baixa qualidade. Um título a que seja atribuída esta notação significa que, na opinião destas agências, existe uma elevada probabilidade de bancarrota ou de falência da entidade que o emitiu. Existe, por isso, uma baixa expectativa de recuperação do investimento, sento desaconselhável a sua aquisição, pelo que a sua aquisição é considerada altamente especulativa. Quer a Moddy’s, quer a Standard & Poor, apresentam três sub-níveis para esta notação, cada um dos quais com níveis de risco diferentes, sendo que o mais baixo é já classificado como ’em incumprimento’.

Na gíria, e embora não seja essa a designação oficial de nenhuma destas agências, os títulos classificados com a notação C são apelidados de ‘lixo’. Quando um determinado título emitido por uma instituição obtém um rating deste tipo, o prémio de risco exigido pelos investimentos é extremamente elevado, e existem mesmo investidores e fundos de investimento cujas regras impedem a aquisição de títulos quando a notação de rating está nos patamares de ‘lixo’. Possuir uma notação tão baixa cria portanto grandes dificuldades de acesso a investidores e financiadores.

1123 Visualizações 1 Total
1123 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.